sicnot

Perfil

Mundo

Estado Islâmico destrói com bulldozer cidade histórica do norte do Iraque

O Estado Islâmico começou esta quinta-feira a destruir, com recurso a bulldozer, a cidade de Nimroud, uma joia arqueológica do norte do Iraque, uma semana após ter sido difundido um vídeo com a destruição de esculturas pré-islâmicas em Mosul.

Arquivo

Arquivo

© STRINGER Iraq / Reuters

A ONU anunciou também que 28.000 pessoas fugiram da região de Tikrit, mais a sul, onde as forças governamentais lançaram uma ofensiva contra o Estado Islâmico.


Os 'jihadistas' "tomaram de assalto a cidade histórica de Nimroud e começaram a destrui-la, com bulldozers", disse o Ministério do Turismo e Antiguidades na sua página oficial do Facebook.


Um responsável do ministério confirmou, sob anonimato, que até ao momento, não é possível "medir a amplitude dos danos".


Nimroud, uma cidade fundada no século XIII antes de Cristo, está localizada junto ao rio Tigre, a cerca de 30 quilómetros de Mosul, a grande cidade do norte do Iraque, controlada pelo Estado Islâmico desde junho.


Lusa
  • Iraque lança ofensiva contra Estado Islâmico para recuperar Tikrit
    0:37

    Daesh

    O Iraque lançou uma ofensiva contra o Estado Islâmico, depois de o grupo extremista ter tomado a cidade iraquiana de Tikrit. Cerca de 30 mil militares das forças iraquianas, apoiados por meios aéreos, tentam recuperar a cidade tomada pelos jihadistas. O primeiro-ministro do Iraque, Haider Al-Abadi, explica que o objetivo é libertar a população do domínio do Estado islâmico.

  • Mulheres curdas deixam de usar vestidos laranja por causa do Estado Islâmico
    2:01

    Daesh

    Os Estados Unidos estão a acompanhar de perto a ofensiva das tropas iraquianas contra o Estado Islâmico, apesar de não intervirem diretamente nesta frente de combate. Esta quarta-feira, a Casa Branca fez saber que o vice-presidente Joe Biden falou com o primeiro-ministo do Iraque, para saber qual a situação em Tikrit, a cidade que o Exército procura recuperar aos extremistas do Estado Islâmico. Por causa do Estado Islâmico, as mulheres curdas estão a deixar de vestir cor de laranja.

  • IPSS no Seixal alvo de processo e auditoria financeira
    1:47

    País

    A Segurança Social está fazer mais uma inspeção total a uma IPSS, agora na Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos do Seixal. A fiscalização já recolheu documentação e está agora a passar a pente fino as contas, os serviços e todos os procedimentos da Instituição.

    Investigação SIC - Hoje no Jornal da Noite

    SIC

  • "Vai custar muito a voltarmos à realidade"
    2:22
  • Ministro alemão elogia Centeno que está otimista com o futuro da Zona Euro
    1:13

    Economia

    Mário Centeno diz que a Zona Euro tem um futuro positivo pela frente e acredita que o grupo dos países do euro está alinhado num projeto comum. Declarações do novo presidente do Eurogrupo no final de um encontro com o ministro das Finanças alemão, em Berlim. Peter Altmaier deu Portugal como exemplo de sucesso e reconheceu que foi um erro dividir a Europa entre Norte e Sul durante os anos da crise.

  • Trump mentalmente apto para ser Presidente dos EUA

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos foi na semana passada sujeito aos exames médicos anuais obrigatórios. O médico oficial da Casa Branca informou esta terça-feira que Donald Trump está de "excelente" saúde, não apenas física, mas também mental. As dúvidas sobre as capacidades cognitivas de Trump ganharam força após as revelações feitas no livro "Fire and Fury: Inside the Trump White House".

    SIC

  • Quando o frio até as pestanas congela

    Mundo

    Os termómetros desceram até aos - 67º Celsius em Yakutia, 5.300 quilómetros a Este de Moscovo, na Rússia. Nesta região, os estudantes estão habituados a manter as rotinas, mesmo quando as valores chegam aos - 40º Celsius, mas esta terça-feira as autoridades encerraram escolas e aconselharam a população a ficar em casa, longe do frio que até as pestanas congela.

    SIC