sicnot

Perfil

Mundo

Ministros dos Negócios Estrangeiros da UE reúnem-se com Líbia e Ucrânia na agenda

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia reúnem-se hoje e sábado em Riga numa reunião informal com a situação na Líbia, a crise na Ucrânia e as relações com a Rússia em cima da mesa. 

© Marko Djurica / Reuters

O encontro dos chefes da diplomacia dos 28 Estados-membros, em que Portugal estará representado pelo secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Bruno Maçães, acontece na capital da Letónia, país que tem a presidência rotativa do Conselho da União Europeia (UE), e será presidido pela Alta Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros, Federica Mogherini. 


A crise na Ucrânia e as relações tensas entre a União Europeia e a Rússia, na sequência do conflito entre o governo de Kiev e separatistas pró-russos serão dos principais temas a abordar. A União Europeia impôs sanções à Rússia na sequência do conflito e admite vir a alargá-las mais caso sejam violados "de modo flagrante" os acordos de paz acordados em fevereiro que deveriam terminar com os conflitos no leste da Ucrânia.


Desde início da violência separatista já morreram mais de 6.000 pessoas e vários milhares foram deslocados ou abandonaram as suas casas.
O encontro informal deverá ainda focar-se no conflito armado na Líbia, depois de esta semana a chefe da diplomacia da europeia ter alertado para a "queda livre" em que o país do norte de África se encontra, considerando esta crise a mais perigosa que se está a desenrolar nos países vizinhos a Sul da UE e com possíveis consequências "dramáticas" para a Europa.


O país permanece numa situação caótica e continua a manter dois parlamentos e dois governos rivais, um próximo da coligação de milícias Fajr Líbia e o outro reconhecido pela comunidade internacional e sediado em Tobruk, leste do país.


Nesta reunião informal entre os chefes da diplomacia será ainda preparada Cimeira da Parceria Oriental, que decorrerá em maio em Riga, e discutida a Política Europeia de vizinhança.


Lusa


  • Portugal a tremer de frio
    3:07

    País

    Portugal continua a registar temperaturas negativas, sobretudo no Norte do país. Em Trás-os-Montes, por exemplo, marcaram mínimas de 11 graus abaixo de zero e os termómetros desceram tanto que congelaram rios, canalizações de água e até aquecimentos de escolas. Mas nem tudo é mau pois os produtores falam em boa época para curar fumeiro.

  • Michelle Obama partilhou momento de despedida da Casa Branca
    1:43
  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Podem as plantas ver, ouvir e até reagir?

    Mundo

    Um professor de Ciências Vegetais da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, passou quatro décadas a investigar as relações entre vegetais e insetos. Na visão de Jack Schultz, as plantas são "como animais muito lentos", que conseguem ver, ouvir, cheirar e até têm comportamentos próprios.

  • Zoo da Indonésia acusado de querer matar ursos à fome

    Mundo

    Um grupo de ativistas da Indonésia acusa o Jardim Zoológico de Bandung de estar a matar à fome os seus animais, incluindo os ursos-do-sol, para ser fechado. Um vídeo recentemente publicado mostra os ursos, que aparecem muito magros e a implorar por comida.