sicnot

Perfil

Mundo

Daesh destrói antiga cidade iraquiana de Dur Sharrukin

O grupo jihadista Daesh saqueou e destruiu hoje a zona arqueológica de Dur Sharrukin, na atual cidade iraquiana de Jorsabad (norte), que foi capital da Assíria, disseram à agência Efe fontes governamentais iraquianas.

© Thaier Al-Sudani / Reuters

Uma fonte responsável pela segurança na província de Nínive, onde se situa a antiga cidade, acrescentou que os 'jihadistas' utilizaram várias escavadoras para destruir o lugar arqueológico, antes de roubar as antiguidades.

Entre os vestígios destruídos mais importantes destaca-se o palácio do rei assírio Senaquerib, filho de Sargão II, disse à Efe a presidente da Comissão de Turismo e Antiguidades do governo provincial de Nínive, Balqis Taha.

A fonte indicou que o EI destruiu o palácio do rei Sargão II, outros edifícios próximos e vários templos.

Jorsabad situa-se 15 quilómetros a noroeste da cidade de Mosul, capital de Nínive, controlada pelos 'jihadistas' desde junho de 2014.

Dur Sharrukin (Jorsabad) é o quarto sítio arqueológico atacado pelo movimento extremista no norte do Iraque desde o final de fevereiro.

O EI destruiu no sábado a antiga cidade de Hatra, declarada Património Mundial pela UNESCO.

Além disso, na quinta-feira os 'jihadistas' arrasaram a cidade assíria de Nimrud e destruíram uma semana antes o Museu da Civilização em Mosul.

Lusa
  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55
  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Condutores apanhados a mais de 200 em corridas ilegais na Ponte Vasco da Gama
    1:25
  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10
  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47