sicnot

Perfil

Mundo

Jean-Claude Juncker defende a criação de um exército europeu

O presidente da Comissão Europeia defende a criação de um exército europeu. Jean-Claude Juncker considera que esta força iria contribuir para uma política externa e de segurança comuns para fazer face a países como a Rússia. 

 Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia (Reuters/ Arquivo)

Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia (Reuters/ Arquivo)

© Ints Kalnins / Reuters

Numa entrevista a um semanário alemão, Juncker garantiu no entanto que este exército não faria concorrência à NATO.  Um deputado russo já reagiu às declarações do presidente da Comissão Europeia, dizendo tratar-se de uma "paranóia". 
  • Isto não é não jornalismo. Por Ricardo Costa

    Opinião

    Uma das decisões mais banais e corriqueiras do jornalismo assenta nas escolhas que se fazem no dia a dia. Que temas se abordam, que destaque se dá a este ou aquele assunto, que ângulos de abordagem se usam. São opções condicionadas por uma série de fatores - que vão do interesse e da novidade até questões tão básicas como o haver ou não jornalistas com tempo, meios e conhecimentos para o fazerem -, que estão e estarão na base de qualquer dia de trabalho numa redação.

    Ricardo Costa

  • "Não há nenhuma meta com Bruxelas", garante Centeno no Parlamento
    0:57

    Economia

    O ministro das Finanças afirma que o Programa de Estabilidade é debatido em Lisboa e não em Bruxelas.Esta manhã, no Parlamento, Mário Centeno assegurou ainda que as metas são as mesmas com que se comprometeu no programa do Governo e garante que não há nenhuma meta acordada com Bruxelas.