sicnot

Perfil

Mundo

Avião solar descola de Abu Dhabi para primeira volta ao mundo sem combustível

O avião movido a energia solar 'Solar Impulse 2' descolou hoje de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, para uma primeira volta ao mundo sem combustível, a fim de promover as fontes de energia limpa.

© Ahmed Jadallah / Reuters

O aparelho, pilotado pelo suíço André Borschberg, partiu às 07:12 locais (04:12 em Lisboa) do aeroporto Al-Bateen, de Abu Dhabi, dirigindo a Mascate, capital de Omã, onde deverá chegar ao final do dia, segundo um jornalista da agência AFP no local.  

A descolagem de Abu Dhabi, prevista inicialmente para sábado, foi atrasada devido a fortes ventos que afetavam a região.

Hoje também ainda sofreu um atraso de 42 minutos face à hora previamente anunciada.

A viagem, programada em 12 etapas e para durar cinco meses, é o culminar de 13 anos de investigação e trabalho dos pilotos suíços André Borschberg e Bertrand Piccard, que conceberam a ideia de voar com recurso à energia solar, a qual foi inicialmente ridicularizada pela indústria aeronáutica.

O avião, batizado SI2 ('Solar Impulse 2'), é alimentado por mais de 17 mil células solares embutidas nas suas asas, que medem 72 metros, sendo quase tão longas como as de um Airbus A380, mas como é concebido em fibra de carbono, menos do que 1% do daquele avião, ou seja, 2,5 toneladas.

Lusa
  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.