sicnot

Perfil

Mundo

Avião solar descola de Abu Dhabi para primeira volta ao mundo sem combustível

O avião movido a energia solar 'Solar Impulse 2' descolou hoje de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, para uma primeira volta ao mundo sem combustível, a fim de promover as fontes de energia limpa.

© Ahmed Jadallah / Reuters

O aparelho, pilotado pelo suíço André Borschberg, partiu às 07:12 locais (04:12 em Lisboa) do aeroporto Al-Bateen, de Abu Dhabi, dirigindo a Mascate, capital de Omã, onde deverá chegar ao final do dia, segundo um jornalista da agência AFP no local.  

A descolagem de Abu Dhabi, prevista inicialmente para sábado, foi atrasada devido a fortes ventos que afetavam a região.

Hoje também ainda sofreu um atraso de 42 minutos face à hora previamente anunciada.

A viagem, programada em 12 etapas e para durar cinco meses, é o culminar de 13 anos de investigação e trabalho dos pilotos suíços André Borschberg e Bertrand Piccard, que conceberam a ideia de voar com recurso à energia solar, a qual foi inicialmente ridicularizada pela indústria aeronáutica.

O avião, batizado SI2 ('Solar Impulse 2'), é alimentado por mais de 17 mil células solares embutidas nas suas asas, que medem 72 metros, sendo quase tão longas como as de um Airbus A380, mas como é concebido em fibra de carbono, menos do que 1% do daquele avião, ou seja, 2,5 toneladas.

Lusa
  • 2,1%. As reações ao défice de 2016

    Economia

    O défice orçamental ficou mesmo nos 2,1% do PIB. Os partidos já reagiram àquele que é o valor mais baixo em democracia.

  • Comboios Alfa vão ter bancos com tomadas elétricas e wi-fi
    2:06
  • Novas imagens dos momentos após Khalid Masood ter embatido no muro do Parlamento britânico
    1:35
  • Nus e acorrentados em frente a Auschwitz

    Mundo

    Catorze pessoas com idades entre os 20 e os 27 anos despiram-se e acorrentaram-se em frente ao portão de Auschwitz, antigo campo de concetração nazi na Polónia, depois de terem degolado um carneiro. Ninguém sabe ainda porquê.

  • A coleção de gerigonças de Ana Catarina Mendes
    1:51
  • Parlamento português pede demissão de Dijsselbloem

    País

    A Assembleia da República foi hoje unânime na condenação das polémicas declarações do presidente do Eurogrupo, mas recusou um ponto pela rejeição de diversos compromissos com a União Europeia (UE) exigida pelo PCP.

  • Probido fumar na praia? Não-fumadores aplaudem ideia
    1:33
  • Viaduto de Alcântara condicionado
    1:36

    País

    O viaduto de Alcântara, em Lisboa, continua com o trânsito condicionado mas apenas sobre o tabuleiro e no sentido Alcântara Terra - Alcântara Mar. A circulação só será reposta depois de uma nova vistoria, ainda sem data marcada.

  • Como se resolve a falta de espaço numa cidade chinesa?
    1:07