sicnot

Perfil

Mundo

Criador dos "Simpsons" Sam Simon morreu vítima de cancro

Sam Simon, um dos criadores da série norte-americana "Os Simpsons" e que também escreveu episódios para "Taxi" e "Cheers", morreu aos 59 anos vítima de cancro do cólon, foi hoje anunciado.

AP

Simon, que desenvolveu a série de culto "Os Simpsons", no fim dos anos 1980 com Matt Groening e James L. Brooks, morreu em casa, em Los Angeles, Califórnia, precisou a revista Variety.

"Um grande homem, devo-lhe tudo", escreveu na sua conta do twiter o seu colega e amigo Al Jean, acrescentando que se tratou de uma "grande perda".

 Sam Simon deixou "Os Simpsons" em 1993 mas até hoje era creditado como produtor executivo da série. Parte do dinheiro que recebeu dedicou-o a atividades filantrópicas, segundo a Variety. De acordo com o IMDB, uma base de dados especializada em cinema e televisão, o dinheiro que recebia seria cerca de 10 milhões de dólares por ano (9,2 milhões de euros).

 Ganhou sete prémios Emmy pela série "Os Simpsons" e dois pela sua participação no programa "The Tracey Ullman Show", que passou nas televisões norte-americanas há mais de duas décadas.

 A série "Os Simpsons" estreou em 1989 e continua ainda hoje, sendo das séries norte-americanas com maior duração e também das que mais prémios ganharam.

 Sam Simon tinha anunciado em 2013 que sofria de cancro e que tinha doado a fortuna a projetos de caridade.


Lusa

  • Hoje é notícia

    País

    O Parlamento debate o Programa de Estabilidade e o Programa Nacional de Reformas do Governo e recomendações de PSD, BE, CDS-PP e PCP sobre o documento, com objetivos diferentes e que apenas serão votadas na quinta-feira. O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil reúne-se, em Lisboa, com vários Sindicatos Europeus de Tripulantes de Cabine da Ryanair, para debater a atual situação da transportadora. Liverpool e Roma jogam para a final da Liga dos Campeões.