sicnot

Perfil

Mundo

Ativistas sul-coreanos planeiam enviar filme "The Interview" para a Coreia do Norte

Ativistas sul-coreanos afirmaram hoje que pretendem enviar para o outro lado da fronteira o filme "The Interview", que ridiculariza a figura de Kim Jong-un, através do lançamento de balões no final do mês, desafiando ameaças de Pyongyang.

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Rick Wilking / Reuters

Os balões vão transportar até 10.000 cópias do filme e 500 mil panfletos políticos. 

O filme, sobre um plano da CIA para matar o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-Un, esteve na origem, em novembro último, de um ataque informático contra o estúdio Sony Pictures, cuja autoria é atribuída a piratas da Coreia do Norte pelos Estados Unidos que, em resposta, lançou sanções adicionais contra Pyongyang.

O próximo lançamento vai assinalar o quinto aniversário do grave incidente de 2010: o torpedeamento de uma corveta sul-coreana, atribuído a Pyongyang, por um inquérito internacional, que fez 46 mortos. 

As duas Coreias continuam tecnicamente em guerra, uma vez que o conflito de 1950-53 terminou com a assinatura de um armistício e não de um tratado de paz. 

  • Descida da TSU inconstitucional?
    2:37

    TSU

    Especialistas ouvidos pela SIC põem em causa a constitucionalidade da descida da Taxa Social Única dos patrões, como contrapartida pelo aumento do salário mínimo. Como se trata de um imposto pago pelas empresas, só o Parlamento pode decidir uma alteração nas taxas. Neste caso, o Governo decidiu sozinho.

  • Autocarro com seguranças atacado em Braga
    0:42

    Desporto

    Dois autocarros que transportavam elementos de uma empresa de segurança foram atingidos por tiros e pedras depois do jogo entre o Sporting de Braga e o Vitória de Guimarães. O ataque deu-se a poucos quilómetros do Estádio Municipal de Braga. A PSP e a PJ estiveram no local a recolher provas.