sicnot

Perfil

Mundo

Avião movido a energia solar aterrou na Índia

O avião Solar Impulse 2 (SI2) aterrou em Ahmedabad, principal cidade do Estado de Gujarat, na Índia, hoje à tarde, completando a segunda das 12 etapas da sua digressão mundial.

Jean Revillard and Olga Stefatou

O SI2, que partira de Mascate, capital do sultanato de Omã, fez a viagem em menos de 16 horas, tendo aterrado às 23:25 locais (17:55 em Lisboa), o que valeu ao piloto, Bertrand Piccard, uma salva de palmas na sala de controlo do aeroporto internacional Sardar Vallabhbhai Patel, em Ahmedabad.

Bertrand Piccard fez a viagem na companhia do seu colega de aventura, André Borschberg, tendo voado sobre todo o Mar da Arábia num percurso de 1.465 quilómetros.

O Solar Impulse 2, movido inteiramente a energia solar, descolou na segunda-feira de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, marcando o início da primeira volta ao mundo de uma aeronave unicamente movida a energia solar.

O SI2 é alimentado por mais de 17.000 células solares que revestem as suas asas de 72 metros, mais compridas do que as de um Boeing 747 e quase tão compridas como as do Airbus A380 mas, por ser concebido em fibra de carbono, este avião pesa apenas 2,5 toneladas, menos de 1% do peso de um A380. 

A volta ao mundo do avião experimental é o culminar de 12 anos de investigação realizada por André Borschberg e Bertrand Piccard que, além da exploração científica, procuram transmitir uma mensagem política, encorajando a substituição de tecnologias poluentes por outras que utilizem energias limpas e renováveis.

A aeronave deve fazer escalas na Birmânia e na China antes de atravessar o Pacífico em direção ao Havai, nos Estados Unidos, onde os pilotos se irão dirigir ao Arizona e, depois, a Nova Iorque, cruzando em seguida o Atlântico rumo à Europa ou Marrocos, antes de encerrar a viagem em Abu Dhabi, no final de julho.


Lusa
  • Sete dos 23 arguidos do caso da Academia de Alcochete já têm cadastro
    1:59

    Crise no Sporting

    Sete dos 23 arguidos do caso da Academia de Alcochete já foram condenados por 22 crimes que cometeram no passado, mas nunca nenhum deles cumpriu pena de prisão ou prisão domiciliária. O juiz decretou a prisão preventiva na sequência das agressões à equipa do Sporting por entender que se tratou de um comportamento chocante, terrorista e a perversão do espírito desportivo.

  • Está a pensar ir à praia? Não se esqueça do guarda-chuva
    0:43
  • Abate de animais nos canis proibido a partir de setembro
    1:35

    País

    O abate de animais nos canis passa a ser proibido a partir de setembro. Só em 2017, foram mortos cerca de 12 mil cães e gatos, uma média de um abate por hora. O Governo lançou um programa de incentivos financeiros de um milhão de euros, que ainda está a decorrer.

  • Cabazes solidários oferecidos pelo Governo encontrados no lixo
    0:57
  • Colheita da cereja já arrancou no Fundão
    1:54

    País

    A colheita das primeiras cerejas da época já começou no Fundão. A campanha atrasou um mês em relação a anos anteriores, por causa do inverno que se prolongou, mas os produtores garantem que o fruto é de qualidade.