sicnot

Perfil

Mundo

Avião movido a energia solar aterrou na Índia

O avião Solar Impulse 2 (SI2) aterrou em Ahmedabad, principal cidade do Estado de Gujarat, na Índia, hoje à tarde, completando a segunda das 12 etapas da sua digressão mundial.

Jean Revillard and Olga Stefatou

O SI2, que partira de Mascate, capital do sultanato de Omã, fez a viagem em menos de 16 horas, tendo aterrado às 23:25 locais (17:55 em Lisboa), o que valeu ao piloto, Bertrand Piccard, uma salva de palmas na sala de controlo do aeroporto internacional Sardar Vallabhbhai Patel, em Ahmedabad.

Bertrand Piccard fez a viagem na companhia do seu colega de aventura, André Borschberg, tendo voado sobre todo o Mar da Arábia num percurso de 1.465 quilómetros.

O Solar Impulse 2, movido inteiramente a energia solar, descolou na segunda-feira de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, marcando o início da primeira volta ao mundo de uma aeronave unicamente movida a energia solar.

O SI2 é alimentado por mais de 17.000 células solares que revestem as suas asas de 72 metros, mais compridas do que as de um Boeing 747 e quase tão compridas como as do Airbus A380 mas, por ser concebido em fibra de carbono, este avião pesa apenas 2,5 toneladas, menos de 1% do peso de um A380. 

A volta ao mundo do avião experimental é o culminar de 12 anos de investigação realizada por André Borschberg e Bertrand Piccard que, além da exploração científica, procuram transmitir uma mensagem política, encorajando a substituição de tecnologias poluentes por outras que utilizem energias limpas e renováveis.

A aeronave deve fazer escalas na Birmânia e na China antes de atravessar o Pacífico em direção ao Havai, nos Estados Unidos, onde os pilotos se irão dirigir ao Arizona e, depois, a Nova Iorque, cruzando em seguida o Atlântico rumo à Europa ou Marrocos, antes de encerrar a viagem em Abu Dhabi, no final de julho.


Lusa
  • Sessão solene no Parlamento e desfile popular nas comemorações do 25 de Abril

    País

    Os 43 anos da Revolução dos Cravos são hoje comemorados com a sessão solene no Parlamento e o tradicional desfile popular, tendo o Presidente da República escolhido o 25 de Abril para condecorar, a título póstumo, Francisco Sá Carneiro. A SIC Notícias acompanha esta manhã a sessão solene na Assembleia da República. Veja aqui em direto.

  • Desconhecem-se as causas do incêndio na fábrica da Tratolixo
    0:43

    País

    Os moradores de Trajouce, em São Domingos de Rana, não ganharam para o susto com um incêndio nas instalações da empresa de resíduos Tratolixo.O alerta foi dado por populares e trabalhadores da empresa. O vento foi o maior problema dos bombeiros no combate às chamas durante a noite. No local estiveram 133 homens, apoiados por 51 viaturas.Desconhecem-se para já as causas do incêndio. O incêndio foi circunscrito de madrugada, mas pode demorar algumas horas a ser dominado.

  • ASAE encerra em média um restaurante por dia
    1:33
  • Duas execução no mesmo dia pela primeira vez em 17 anos nos EUA

    Mundo

    O estado norte-americano do Arkansas (sul) executou, na noite de segunda-feira, dois condenados à morte, o que sucede pela primeira vez em 17 anos no país, anunciou a procuradora-geral daquele estado. Jack Jones e Marcel Williams, condenados separadamente na década de 1990 à pena capital por violação e assassínio, receberam uma injeção letal depois de diferentes tribunais terem rejeitado os respetivos recursos, afirmou Leslie Rutledge, em comunicado.