sicnot

Perfil

Mundo

Duas explosões atingiram um mercado e uma rua comercial no nordeste da Nigéria

Duas explosões atingiram hoje um mercado e uma rua comercial em Maiduguri, no nordeste da Nigéria, disseram testemunhas, depois de ataques atribuídos ao movimento extremista Boko Haram terem morto 58 pessoas na cidade no fim de semana. 

"Houve duas explosões esta tarde, uma tendo como alvo a secção do peixe do Mercado de Segunda-feira e a outra na (rua) Gida Madara", disse Abubakar Gamandi, dirigente da união de pescadores no estado de Borno, do qual Maiduguri é a capital, num relato apoiado por outras testemunhas. 

O Mercado de Segunda-feira foi um dos três locais atingidos no sábado pelos atentados atribuídos aos radicais islamistas, que causaram pelo menos 58 mortos e 139 feridos.

Maiduguri é o berço histórico do Boko Haram, que pretende instaurar um estado islâmico no norte da Nigéria, maioritariamente muçulmana, ao contrário do sul, de maioria cristã.

O grupo radical é considerado responsável por 13.000 mortos e 1,5 milhões de deslocados na Nigéria desde 2009.

A atuação do Boko Haram levou ao adiamento das eleições gerais nigerianas por seis semanas para 28 de março e o grupo está a ser alvo de uma operação militar regional, que inclui tropas dos Camarões, Chade e Níger, além das da Nigéria.






Lusa
  • Jorge Sampaio dá as boas-vindas a 54 estudantes sírios que chegaram esta madrugada a Lisboa
    0:30

    País

    O avião da Força Aérea Portuguesa vindo de Beirute aterrou no Aeroporto Militar Figo Maduro, em Lisboa, às 4h30. Estes estudantes vão, numa primeira fase, frequentar um curso intensivo de português. Depois serão integrados em universidades e politécnicos de Lisboa, no âmbito do programa de bolsas de estudo de emergência para estudantes sírios dirigido por Jorge Sampaio.

  • Carlos César promete reforço da transparência de titulares de cargos políticos
    2:13

    País

    O recém re-eleito presidente do PS apontou reforço da transparência de titulares de cargos políticos como uma das prioridades do partido, no discurso que fez esta mmanhã no congresso socialista. Enquanto isso, à porta do Centro de Exposições da Batalha, lesados do BES esperavam Costa e César para exigir o cumprimento de promessa.

  • "Acabámos com o mito de que é a direita que sabe governar as finanças públicas"
    2:15
  • Conselhos sobre as novas regras de proteção de dados 
    2:08
  • Protestos em Gaza vão continuar promete Hamas
    1:19

    Mundo

    Na fronteira da Faixa de Gaza com Israel, dezenas de palestinianos ficaram feridos noutra sexta-feira de protesto contra o bloqueio israelita. O Hamas que controla o território diz que as manifestações vão continuar apesar da repressão.

  • Jogo é a 3.000 km de Madrid mas em Santiago de Bernabéu está tudo a postos para a festa
    1:49
  • Restaurantes para grávidas, rooftops e uma viagem pelo Douro vinhateiro
    12:58