sicnot

Perfil

Mundo

Duas explosões atingiram um mercado e uma rua comercial no nordeste da Nigéria

Duas explosões atingiram hoje um mercado e uma rua comercial em Maiduguri, no nordeste da Nigéria, disseram testemunhas, depois de ataques atribuídos ao movimento extremista Boko Haram terem morto 58 pessoas na cidade no fim de semana. 

"Houve duas explosões esta tarde, uma tendo como alvo a secção do peixe do Mercado de Segunda-feira e a outra na (rua) Gida Madara", disse Abubakar Gamandi, dirigente da união de pescadores no estado de Borno, do qual Maiduguri é a capital, num relato apoiado por outras testemunhas. 

O Mercado de Segunda-feira foi um dos três locais atingidos no sábado pelos atentados atribuídos aos radicais islamistas, que causaram pelo menos 58 mortos e 139 feridos.

Maiduguri é o berço histórico do Boko Haram, que pretende instaurar um estado islâmico no norte da Nigéria, maioritariamente muçulmana, ao contrário do sul, de maioria cristã.

O grupo radical é considerado responsável por 13.000 mortos e 1,5 milhões de deslocados na Nigéria desde 2009.

A atuação do Boko Haram levou ao adiamento das eleições gerais nigerianas por seis semanas para 28 de março e o grupo está a ser alvo de uma operação militar regional, que inclui tropas dos Camarões, Chade e Níger, além das da Nigéria.






Lusa
  • Escritor e filólogo Frederico Lourenço distinguido com o Prémio Pessoa 2016

    Cultura

    O escritor, tradutor, professor universitário Frederico Lourenço foi distinguido com o Prémio Pessoa 2016. O anúncio foi feito hoje pelo presidente do júri, Francisco Pinto Balsemão, no Palácio de Seteais, em Sintra, sublinhando que a atividade de Frederico Lourenço tem como "traço singular" ter oferecido "à língua portuguesa as grandes obras de literatura clássica".

  • Governo garante que Portugal não desperdiçou nenhum fundo de ajuda alimentar
    1:18

    País

    O ministro da Solidariedade e Segurança Social garante que Portugal não desperdiçou nenhum fundo europeu de ajuda alimentar. Vieira da Silva respondeu, esta manhã, à notícia avançada pelo Jornal de Notícias que dava conta de que, este ano, o país teria desperdiçado 28 milhões de euros de um fundo europeu porque o programa ainda não está operacional. O ministro garante que o programa vai ser executado em 2017 e que este ano serviu para tomar medidas no sentido dessa implementação. Vieira da Silva assegura também que o montante disponível para o programa não foi desperdiçado e vai poder ser usado.

  • Sporting de Braga eliminado da Liga Europa
    2:01
  • Explosão no Cairo faz seis mortos

    Mundo

    Seis pessoas morreram hoje numa explosão junto a um posto de controlo da polícia no Cairo, indicaram os meios de comunicação social e responsáveis egípcios.