sicnot

Perfil

Mundo

Duas explosões atingiram um mercado e uma rua comercial no nordeste da Nigéria

Duas explosões atingiram hoje um mercado e uma rua comercial em Maiduguri, no nordeste da Nigéria, disseram testemunhas, depois de ataques atribuídos ao movimento extremista Boko Haram terem morto 58 pessoas na cidade no fim de semana. 

"Houve duas explosões esta tarde, uma tendo como alvo a secção do peixe do Mercado de Segunda-feira e a outra na (rua) Gida Madara", disse Abubakar Gamandi, dirigente da união de pescadores no estado de Borno, do qual Maiduguri é a capital, num relato apoiado por outras testemunhas. 

O Mercado de Segunda-feira foi um dos três locais atingidos no sábado pelos atentados atribuídos aos radicais islamistas, que causaram pelo menos 58 mortos e 139 feridos.

Maiduguri é o berço histórico do Boko Haram, que pretende instaurar um estado islâmico no norte da Nigéria, maioritariamente muçulmana, ao contrário do sul, de maioria cristã.

O grupo radical é considerado responsável por 13.000 mortos e 1,5 milhões de deslocados na Nigéria desde 2009.

A atuação do Boko Haram levou ao adiamento das eleições gerais nigerianas por seis semanas para 28 de março e o grupo está a ser alvo de uma operação militar regional, que inclui tropas dos Camarões, Chade e Níger, além das da Nigéria.






Lusa
  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.