sicnot

Perfil

Mundo

Estado Islâmico cria rede social que já ficou inativa

O Estado Islâmico criou uma rede social própria, como alternativa ao Facebook e ao Twitter. O 5elafabook - ou Khelafabook, terá estado, no entanto, ativo apenas durante seis dias.

Tem várias semelhanças gráficas com o Facebook e terá sido criado para permitir a comunicação ao Estado Islâmico e os seus apoiantes, face à política de encerramento do Facebook ou Twitter de contas associadas aos jihadistas.

O Khelafabook foi criado na plataforma SocialKit - disponível a qualquer um que queria criar uma rede social - a partir da cidade iraquiana de Mossul, apesar de no registo ter como base o Egito, de acordo com o jornal britânico Independent. Foi registado no passado dia 3 de março, no site GoDaddy, mas seis dias depois a página foi desativada. Estaria disponível em inglês, alemão, espanhol, indonésio, javanês e português - não em árabe. 

Na página lê-se agora que o site está "temporariamente encerrado para proteger informações e detalhes sobre os seus membros e a sua segurança".

Khelafabook é uma derivação de Khalifa, que significa Califado em árabe.


  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Portugal subiu cinco lugares no Ranking da Liberdade de Imprensa
    1:42

    País

    Portugal está agora na 18 ª posição em 180 países no relatório deste ano dos Repórteres Sem Fronteiras. Esta associação revela que a imprensa portuguesa foi condenada 21 vezes por violação de liberdade de expressão e por difamação pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC