sicnot

Perfil

Mundo

Ex-gerente da Petrobras acusado de corrupção diz que vai devolver mais de 90 milhões de euros

O ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco, acusado de corrupção, afirmou hoje que devolverá ao Brasil 97 milhões de dólares (90,66 milhões de euros), que possui em contas bancárias no exterior, durante um depoimento na Câmara dos Deputados do país.  

© Ueslei Marcelino / Reuters

Barusco foi a primeira testemunha a ser ouvida pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, que investiga no Legislativo suspeitas de corrupção, suborno e branqueamento de capitais na petrolífera brasileira, além do envolvimento de políticos.

 O próximo a depor, segundo a Câmara, será o presidente da Casa Parlamentar, Eduardo Cunha, um dos 34 políticos investigados pela Polícia Federal, com a Operação Lava Jato, sobre os alegados desvios na Petrobras.

 O ex-gerente Pedro Barusco reafirmou hoje informações que havia prestado à Justiça como parte de um acordo pela tentativa de redução na sua pena. O executivo disse que recebia subornos sobre contratos da Petrobras desde 1997, mas que a prática se tornou regular e institucionalizada a partir de 2004.

 A informação gerou polémica entre deputados do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB, oposição), do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que governou entre 1994 e 2002, e do Partido dos Trabalhadores, o PT, que está na Presidência do país desde 2003, com Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

 Barusco afirmou ainda que o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, recebia parte da propina, inclusive em 2010, durante a campanha de Dilma Rousseff ao governo.

 Segundo o acusado, o partido pode ter recebido até 200 milhões de dólares (187 milhões de euros) em subornos de empresas, designadamente de empresas ligadas à construção civil, entre 2003 e 2013.

 

Lusa

  • Não houve negligência médica no caso do jovem que morreu em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.