sicnot

Perfil

Mundo

França de luto após a morte de três atletas em acidente na Argentina

A França chora hoje a morte, na segunda-feira numa colisão de helicópteros, de três dos seus campeões, a velejadora Florence Arthaud, a campeã olímpica de natação Camille Muffat e o pugilista olímpico Alexis Vastine.

O presidente francês, François Hollande, confessou-se surpreso e emocionado e prestou homenagem aos "três campeões" que queriam "ultrapassar os limites".

"Florence Arthaud, Camille Muffat e Alexis Vastine fizeram brilhar a França", sublinhou Hollande.

O acidente no noroeste da Argentina, durante as filmagens do 'reality show' Dropped da televisão privada francesa TF1, causou 10 mortos.

"É toda a França que está de luto esta manhã (hoje)", declarou o primeiro-ministro, Manuel Valls, exprimindo na rede social de mensagens curtas Twitter a sua "imensa pena".

Como é habitual quando morrem franceses no estrangeiro, foi aberta em Paris uma investigação criminal por homicídio involuntário.

Florence Arthaud, de 57 anos, era uma das mais célebres velejadoras do mundo e Camille Muffat, de 25, era uma das campeãs com mais títulos da história da natação francesa. Com 28 anos, o pugilista Alexis Vastine ganhou uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.

Cinco outros franceses, da equipa de produção do programa televisivo, e os dois pilotos argentinos dos helicópteros morreram no acidente em pleno voo, que ocorreu cerca das 17:00 (20:00 em Lisboa) nas montanhas da zona turística de La Rioja.

Polícias e uma juíza foram enviados para o local para determinar as causas do acidente.

As filmagens de Dropped começaram no final de fevereiro em Ushuaia, na Patagónia argentina, na ponta sul do continente americano, e o programa sobre a sobrevivência de oito atletas em plena natureza devia ser difundido no verão em França.

O grupo TF1 exprimiu a sua "imensa tristeza". A empresa de produção do programa, a ALP, anunciou a interrupção das filmagens e o regresso de todas as equipas a França.

O acidente é a pior tragédia ocorrida na história dos 'reality shows'.


Lusa
  • Choque de helicópteros na Argentina registado em vídeo
    0:19

    Mundo

    Imagens divulgadas hoje mostram o momento do choque entre dois helicópteros, esta segunda-feira, na Argentina. A colisão fez 10 mortos. Entre as vítimas, além dos dois pilotos, estão oito franceses, dos quais cinco eram elementos da produção de um reallity show e três atletas olímpicos, que participavam no programa como concorrentes. As causas do acidente ainda não são conhecidas.

  • Três desportistas olímpicos franceses entre as vítimas de acidente aéreo na Argentina
    1:37

    Mundo

    Uma colisão entre dois helicópteros fez 10 mortos na Argentina. Entre as vítimas mortais, estão três famosos desportistas franceses -Florence Arthaud, 57 anos, velejadora; Camille Muffat, 25 anos, campeã olímpica nos 400 metros livres de natação em 2012 em Londres e o pugilista Alexis Vastine, 28 anos, medalha de bronze em 2008 em Pequim. Encontravam-se em gravações num "reality show".

  • Passos explica porque se irritou com Costa
    0:42

    Economia

    Depois das imagens em que surgiu visivelmente irritado com António Costa, no último debate quinzenal, Passos Coelho veio agora explicar porquê. Na discussão com o primeiro-ministro, o líder do PSD não gostou que Costa tivesse insinuado que a fuga de 10 mil milhões de euros para offshores tenha ocorrido por inação do Governo anterior.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato.