sicnot

Perfil

Mundo

França de luto após a morte de três atletas em acidente na Argentina

A França chora hoje a morte, na segunda-feira numa colisão de helicópteros, de três dos seus campeões, a velejadora Florence Arthaud, a campeã olímpica de natação Camille Muffat e o pugilista olímpico Alexis Vastine.

O presidente francês, François Hollande, confessou-se surpreso e emocionado e prestou homenagem aos "três campeões" que queriam "ultrapassar os limites".

"Florence Arthaud, Camille Muffat e Alexis Vastine fizeram brilhar a França", sublinhou Hollande.

O acidente no noroeste da Argentina, durante as filmagens do 'reality show' Dropped da televisão privada francesa TF1, causou 10 mortos.

"É toda a França que está de luto esta manhã (hoje)", declarou o primeiro-ministro, Manuel Valls, exprimindo na rede social de mensagens curtas Twitter a sua "imensa pena".

Como é habitual quando morrem franceses no estrangeiro, foi aberta em Paris uma investigação criminal por homicídio involuntário.

Florence Arthaud, de 57 anos, era uma das mais célebres velejadoras do mundo e Camille Muffat, de 25, era uma das campeãs com mais títulos da história da natação francesa. Com 28 anos, o pugilista Alexis Vastine ganhou uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.

Cinco outros franceses, da equipa de produção do programa televisivo, e os dois pilotos argentinos dos helicópteros morreram no acidente em pleno voo, que ocorreu cerca das 17:00 (20:00 em Lisboa) nas montanhas da zona turística de La Rioja.

Polícias e uma juíza foram enviados para o local para determinar as causas do acidente.

As filmagens de Dropped começaram no final de fevereiro em Ushuaia, na Patagónia argentina, na ponta sul do continente americano, e o programa sobre a sobrevivência de oito atletas em plena natureza devia ser difundido no verão em França.

O grupo TF1 exprimiu a sua "imensa tristeza". A empresa de produção do programa, a ALP, anunciou a interrupção das filmagens e o regresso de todas as equipas a França.

O acidente é a pior tragédia ocorrida na história dos 'reality shows'.


Lusa
  • Choque de helicópteros na Argentina registado em vídeo
    0:19

    Mundo

    Imagens divulgadas hoje mostram o momento do choque entre dois helicópteros, esta segunda-feira, na Argentina. A colisão fez 10 mortos. Entre as vítimas, além dos dois pilotos, estão oito franceses, dos quais cinco eram elementos da produção de um reallity show e três atletas olímpicos, que participavam no programa como concorrentes. As causas do acidente ainda não são conhecidas.

  • Três desportistas olímpicos franceses entre as vítimas de acidente aéreo na Argentina
    1:37

    Mundo

    Uma colisão entre dois helicópteros fez 10 mortos na Argentina. Entre as vítimas mortais, estão três famosos desportistas franceses -Florence Arthaud, 57 anos, velejadora; Camille Muffat, 25 anos, campeã olímpica nos 400 metros livres de natação em 2012 em Londres e o pugilista Alexis Vastine, 28 anos, medalha de bronze em 2008 em Pequim. Encontravam-se em gravações num "reality show".

  • BE diz que é urgente preparar o país para a saída do euro
    1:10

    País

    Catarina Martins diz que é urgente preparar o país para o cenário de saída do euro. No final da reunião da mesa nacional do Bloco de Esquerda, a coordenadora do partido criticou o encontro de líderes europeus em Roma e disse ainda que a Europa da convergência chegou ao fim.

  • "Mais UE não significa mais Europa"
    0:50

    País

    O secretário-geral do PCP insiste nas críticas à União Europeia. Um dia depois da comemoração dos 60 anos do Tratado de Roma, Jerónimo de Sousa defendeu, no Seixal, que o modelo europeu está esgotado e prejudica vários países, incluindo Portugal.

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

  • Monumentos de 7 mil cidades às escuras por 1 hora
    2:51