sicnot

Perfil

Mundo

Mulher mata três filhas e tenta suicídio na Índia por não conseguir ter um varão

Uma mulher matou as suas três filhas e tentou suicidar-se na Índia, por não conseguir gerar um varão numa sociedade em que é notória a preferência por rapazes, informaram hoje media locais.

© Adnan Abidi1 / Reuters

A mulher, de 27 anos, tentou enforcar-se numa árvore na segunda-feira em Nova Deli, mas foi descoberta e resgatada por transeuntes, disseram fontes policiais ao jornal Indian Express e à agência IANS. 


A polícia encontrou junto à árvore os cadáveres das três filhas da mulher, de oito meses, três e oito anos. As raparigas tinham sido estranguladas. 


Antes de matar as filhas, a mulher, que estava sob tratamento para depressão e ansiedade, telefonou ao marido para o informar das suas intenções.  


No hospital para onde foi transportada após a tentativa de suicídio, disse à polícia que não era feliz por não poder gerar um rapaz. 


A preferência por rapazes na Índia deve-se ao facto de o papel social destes incluir a perpetuação da linhagem, a herança da propriedade e o cuidado dos pais na velhice, enquanto no caso das raparigas os progenitores, ao invés de benefícios, têm de pagar um elevado dote à família do noivo. 


Devido a este fator cultural é comum na Índia a prática de abortos seletivos. 


O censo de 2011 revelou que existem no país menos 7,1 milhões de raparigas do que rapazes até aos seis anos e que no total da população indiana (de 1.210 milhões de pessoas) existem 940 mulheres por cada mil homens.


Lusa

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Presidente do Montepio tranquiliza clientes do banco
    1:58

    Economia

    O presidente do Montepio garante que os clientes do banco podem estar seguros e reafirma que a instituição não tem qualquer exposição à Associação Mutualista. No programa da SIC Notícias Negócios da Semana, José Félix Morgado assumiu que é preciso separar ainda mais as duas instituições.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.