sicnot

Perfil

Mundo

Mulher mata três filhas e tenta suicídio na Índia por não conseguir ter um varão

Uma mulher matou as suas três filhas e tentou suicidar-se na Índia, por não conseguir gerar um varão numa sociedade em que é notória a preferência por rapazes, informaram hoje media locais.

© Adnan Abidi1 / Reuters

A mulher, de 27 anos, tentou enforcar-se numa árvore na segunda-feira em Nova Deli, mas foi descoberta e resgatada por transeuntes, disseram fontes policiais ao jornal Indian Express e à agência IANS. 


A polícia encontrou junto à árvore os cadáveres das três filhas da mulher, de oito meses, três e oito anos. As raparigas tinham sido estranguladas. 


Antes de matar as filhas, a mulher, que estava sob tratamento para depressão e ansiedade, telefonou ao marido para o informar das suas intenções.  


No hospital para onde foi transportada após a tentativa de suicídio, disse à polícia que não era feliz por não poder gerar um rapaz. 


A preferência por rapazes na Índia deve-se ao facto de o papel social destes incluir a perpetuação da linhagem, a herança da propriedade e o cuidado dos pais na velhice, enquanto no caso das raparigas os progenitores, ao invés de benefícios, têm de pagar um elevado dote à família do noivo. 


Devido a este fator cultural é comum na Índia a prática de abortos seletivos. 


O censo de 2011 revelou que existem no país menos 7,1 milhões de raparigas do que rapazes até aos seis anos e que no total da população indiana (de 1.210 milhões de pessoas) existem 940 mulheres por cada mil homens.


Lusa

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    A capital da Itália foi esta manhã sacudida por três sismos em apenas uma hora, de entre 5,3 e 5,7 na escala de Richter, não havendo até ao momento registo de vítimas.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".