sicnot

Perfil

Mundo

Quase 100 detidos tentam escapar de prisão do Estado Islâmico na Síria

Quase cem detidos tentaram escapar, nas últimas horas, de uma prisão do grupo extremista Estado Islâmico (EI), na cidade de Al Bab, no nordeste da província setentrional síria de Alepo, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

Arquivo Reuters

O número de pessoas que tentaram fugir oscila entre 90 e 95, das quais cerca de 30 eram efetivos das 'unidades de proteção do povo curdo' (milícias curdas sírias) e combatentes de outros grupos rebeldes.

O Estado Islâmico mobilizou em massa os seus militantes para encurralar os que fugiram e lançou apelos, através de megafones, avisando que um grupo de "apóstatas" tinha escapado.

Os 'jihadistas' conseguiram capturar vários deles, apesar de o Observatório não indicar um número em concreto.

Na segunda-feira, a organização não-governamental disse que pelo menos nove membros do Estado Islâmico morreram no passado fim de semana em combates entre membros do grupo nas imediações de Al Bab.
  • Mergulhadores espanhóis e forenses envolvidos nas buscas no rio Minho
    0:35

    País

    A Polícia Marítima confirmou à SIC que já estão a ser efetuados os primeiros mergulhos à superfície com uma equipa de mergulhadores espanhóis, que foram os primeiros a chegar a local. Durante a tarde desde domingo deve chegar ao local a equipa de mergulhadores forenses de Lisboa para ajudaram nas operações de busca ao pescador que desapareceu ontem à noite de em Alvaredo, concelho de Melgaço, no distrito de Viana do Castelo.

  • As suspeitas que recaem sobre Ricardo Salgado e Manuel Pinho
    2:00