sicnot

Perfil

Mundo

Quase 100 detidos tentam escapar de prisão do Estado Islâmico na Síria

Quase cem detidos tentaram escapar, nas últimas horas, de uma prisão do grupo extremista Estado Islâmico (EI), na cidade de Al Bab, no nordeste da província setentrional síria de Alepo, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

Arquivo Reuters

O número de pessoas que tentaram fugir oscila entre 90 e 95, das quais cerca de 30 eram efetivos das 'unidades de proteção do povo curdo' (milícias curdas sírias) e combatentes de outros grupos rebeldes.

O Estado Islâmico mobilizou em massa os seus militantes para encurralar os que fugiram e lançou apelos, através de megafones, avisando que um grupo de "apóstatas" tinha escapado.

Os 'jihadistas' conseguiram capturar vários deles, apesar de o Observatório não indicar um número em concreto.

Na segunda-feira, a organização não-governamental disse que pelo menos nove membros do Estado Islâmico morreram no passado fim de semana em combates entre membros do grupo nas imediações de Al Bab.
  • "Não podemos fazer de Lisboa uma cidade para turistas"
    2:44

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou esta segunda-feira, no Jornal da Noite da SIC, o mandato de Fernando Medina na Câmara de Lisboa. O comentador da SIC defendeu que o autarca tem "muitos problemas por resolver" e que a Câmara tem investido "mais na recuperação de zonas em que os lisboetas praticamente não conseguem ir". Sousa Tavares disse ainda que Lisboa não pode ser uma cidade para turistas.

    Miguel Sousa Tavares

  • "Putin é uma ameaça maior do que o Daesh"
    0:24

    Mundo

    O senador norte-americano John McCain atacou Vladimir Putin dizendo que é uma ameaça maior do que o Daesh. O antigo candidato à Casa Branca acusa a Rússia de querer destruir a democracia ao tentar manipular o resultado das presidenciais dos Estados Unidos.

  • "É muito importante ceder à tentação de se abolir a liberdade"
    1:06