sicnot

Perfil

Mundo

Quase 100 detidos tentam escapar de prisão do Estado Islâmico na Síria

Quase cem detidos tentaram escapar, nas últimas horas, de uma prisão do grupo extremista Estado Islâmico (EI), na cidade de Al Bab, no nordeste da província setentrional síria de Alepo, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

Arquivo Reuters

O número de pessoas que tentaram fugir oscila entre 90 e 95, das quais cerca de 30 eram efetivos das 'unidades de proteção do povo curdo' (milícias curdas sírias) e combatentes de outros grupos rebeldes.

O Estado Islâmico mobilizou em massa os seus militantes para encurralar os que fugiram e lançou apelos, através de megafones, avisando que um grupo de "apóstatas" tinha escapado.

Os 'jihadistas' conseguiram capturar vários deles, apesar de o Observatório não indicar um número em concreto.

Na segunda-feira, a organização não-governamental disse que pelo menos nove membros do Estado Islâmico morreram no passado fim de semana em combates entre membros do grupo nas imediações de Al Bab.
  • A Catalunha "está farta da prepotência e dos abusos do governo"
    0:30
  • "Não há um verdadeiro debate democrático em Espanha"
    2:24
    Quadratura do Círculo

    Quadratura do Círculo

    QUINTA-FEIRA 23:00

    No Quadratura do Círculo desta quinta-feira, José Pacheco Pereira disse que este braço de ferro em território espanhol reforça a linha autoritária que existe em Espanha. Jorge Coelho considera que é urgente recorrer à diplomacia para definir um caminho a médio ou a longo prazo. Já o gestor Manuel Queiró afirma que Portugal não deve encarar este referendo com condescendência. 

  • Uber perde licença para operar em Londres

    Economia

    O regulador de transporte de Londres decidiu hoje que vai retirar à Uber a licença para operar na capital britânica. A proibição entra em vigor no final deste mês e vai afetar 40 mil motoristas da empresa multinacional norte-americana.

  • A corrida ao iPhone 8 no Japão, China e Austrália
    2:04
  • Óculos inteligentes permitem controlar telemóvel com o nariz
    1:05
  • Família Portugal Ramos
    15:01