sicnot

Perfil

Mundo

Resgatadas quase 400 famílias cercadas por cheias em Moçambique

Trezentas e noventa famílias sitiadas há duas semanas por inundações em Marromeu, nordeste de Sofala, centro de Moçambique, foram "resgatadas com sucesso" e realojadas em três centros de acomodação, disse hoje à Lusa o administrador local.

(arquivo)

(arquivo)

ASSOCIATED PRESS

Simões Zalembessa disse que 1.670 pessoas foram abaladas por chuvas fortes em meados de fevereiro na zona de Malingapansi, a 70 quilómetros da sede distrital de Marromeu, tendo recorrido a pequenas colinas que ficaram isoladas pelas águas, mas só na semana passada foi iniciado o resgate devido à chegada tardia da informação.

"Ao contrário do que acontece, desta vez não foi o transbordo do rio Zambeze que assolou Malingapansi, mas sim o excesso de chuvas que desceram da Reserva Especial de Búfalo, tendo provocado o isolamento total da zona", explicou à Lusa Simões o administrador de Marromeu, esclarecendo que o acesso à zona é assegurado apenas via fluvial.

Uma equipa multissetorial, que inclui o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) de Sofala e o Governo local, envolvendo quatro embarcações, liderou a operação de resgate, estando a proporcionar assistência às vitimas.

"Agora, as pessoas estão nas zonas razoavelmente seguras e a maior preocupação é o saneamento do meio, para evitar a eclosão de doença nos três centros", precisou Simões Zalembessa, adiantando que foi iniciada a abertura de latrinas e a distribuição de purificadores de águas e material de higiene.

Malingapansi é uma região situada na foz do rio Zambeze, sofrendo muitas vezes as consequências do aumento do caudal daquele curso de água por ser um pântano.


Lusa
  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.