sicnot

Perfil

Mundo

Três adolescentes que partiram para a Síria financiaram viagem com joias da família

As três estudantes liceais britânicas que partiram de Londres em direção à Síria, em meados de fevereiro, financiaram a viagem com a venda de joias da família, indicou hoje a polícia.  

Ao prestar declarações numa comissão parlamentar, o chefe da luta antiterrorista da Scotland Yard, Mark Rowley, explicou que as três adolescentes despenderam mais de 1.000 libras (1.400 euros) em dinheiro nos seus bilhetes de avião para a Turquia.  

"Pensamos que conseguiram este dinheiro devido ao roubo de joias de um dos membros da família", disse. 

Shamima Begum, 15 anos, Kadiza Sultana, 16 anos, e Amira Abase, 15 anos, estudantes na "Bethnal Green Academy", leste de Londres, deixaram a capital britânica em 17 de fevereiro em direção a Istambul. 

São suspeitas de se terem juntado aos 'jihadistas' do grupo Estado Islâmico (EI). 

Mark Rowley estimou que um total de 26 jovens mulheres britânicas já partiram para este país do Médio Oriente, após os apelos do grupo extremista. 

As três adolescentes integravam um grupo de sete adolescentes que foram interrogadas duas vezes pela polícia após o desaparecimento de uma outra aluna da mesma escola, que partiu para a Síria em dezembro.

 
Lusa
  • O que vai mudar nos recibos verdes
    2:55

    Economia

    Os trabalhadores independentes vão descontar menos para a Segurança Social já no próximo ano. A taxa vai descer dos 29,6% por cento para os 21,4%. A descida será compensada por um aumento das contribuições pagas pelos patrões. Há também alterações em caso de desemprego e o subsídio de doença passa a ser pago ao fim de 10 dias em vez de 31.

  • Tripulantes da TAP acusam companhia de desrespeitar compromissos
    3:16

    Economia

    O Sindicato que representa os tripulantes da TAP acusa a empresa de estar a violar a lei. A companhia aérea portuguesa denunciou unilateralmente o acordo de empresa com os tripulantes e apresentou novas condições, que o sindicato considera indignas. Diz que os tripulantes fizeram esforços pela companhia no verão e que agora estão a ser desrespeitados.

  • Erdogan apela ao reconhecimento de Jerusalém Oriental como capital
    2:01
  • Bebé nasce com coração fora do peito e sobrevive
    2:06
  • Zapatou volta a eleger os melhores vídeos da internet
    6:28