sicnot

Perfil

Mundo

Três adolescentes que partiram para a Síria financiaram viagem com joias da família

As três estudantes liceais britânicas que partiram de Londres em direção à Síria, em meados de fevereiro, financiaram a viagem com a venda de joias da família, indicou hoje a polícia.  

Ao prestar declarações numa comissão parlamentar, o chefe da luta antiterrorista da Scotland Yard, Mark Rowley, explicou que as três adolescentes despenderam mais de 1.000 libras (1.400 euros) em dinheiro nos seus bilhetes de avião para a Turquia.  

"Pensamos que conseguiram este dinheiro devido ao roubo de joias de um dos membros da família", disse. 

Shamima Begum, 15 anos, Kadiza Sultana, 16 anos, e Amira Abase, 15 anos, estudantes na "Bethnal Green Academy", leste de Londres, deixaram a capital britânica em 17 de fevereiro em direção a Istambul. 

São suspeitas de se terem juntado aos 'jihadistas' do grupo Estado Islâmico (EI). 

Mark Rowley estimou que um total de 26 jovens mulheres britânicas já partiram para este país do Médio Oriente, após os apelos do grupo extremista. 

As três adolescentes integravam um grupo de sete adolescentes que foram interrogadas duas vezes pela polícia após o desaparecimento de uma outra aluna da mesma escola, que partiu para a Síria em dezembro.

 
Lusa
  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC