sicnot

Perfil

Mundo

União Europeia destina cinco milhões de euros para ajuda humanitária no Iraque

A Comissão Europeia anunciou hoje que vai destinar cinco milhões de euros para ajuda humanitária ao Iraque, para cobrir as necessidades dos próximos três meses em áreas como a saúde, habitação e abastecimento de água.

© Yannis Behrakis / Reuters

"Estou profundamente preocupado com os intensos combates no Iraque, onde o número de mortes e desalojados está a crescer a cada dia", disse o comissário europeu com o pelouro da ajuda humanitária, Christos Stylianides. 

Em comunicado, o responsável acrescentou que "o financiamento da UE vai centrar-se em proteção, saúde, água, saneamento e habitação". 

O executivo comunitário explica que esta doação responde às necessidades humanitárias urgentes no Iraque assinaladas pelas Nações Unidas.

De acordo com os dados da Comissão Europeia, a crise do Iraque deixou 5,2 milhões de pessoas necessitadas de assistência humanitária, num país que acolhe mais de 242 mil refugiados procedentes da Síria.








Lusa
  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.