sicnot

Perfil

Mundo

União Europeia destina cinco milhões de euros para ajuda humanitária no Iraque

A Comissão Europeia anunciou hoje que vai destinar cinco milhões de euros para ajuda humanitária ao Iraque, para cobrir as necessidades dos próximos três meses em áreas como a saúde, habitação e abastecimento de água.

© Yannis Behrakis / Reuters

"Estou profundamente preocupado com os intensos combates no Iraque, onde o número de mortes e desalojados está a crescer a cada dia", disse o comissário europeu com o pelouro da ajuda humanitária, Christos Stylianides. 

Em comunicado, o responsável acrescentou que "o financiamento da UE vai centrar-se em proteção, saúde, água, saneamento e habitação". 

O executivo comunitário explica que esta doação responde às necessidades humanitárias urgentes no Iraque assinaladas pelas Nações Unidas.

De acordo com os dados da Comissão Europeia, a crise do Iraque deixou 5,2 milhões de pessoas necessitadas de assistência humanitária, num país que acolhe mais de 242 mil refugiados procedentes da Síria.








Lusa
  • "Cada drama, cada problema, cada testemunho, impressiona muito"
    1:55
  • Clínica veterinária em Tondela recebeu dezenas de animais feridos nos fogos
    2:57
  • Temperaturas sobem até ao final do mês
    1:09

    País

    O tempo não dá tréguas e, até ao final do mês, as temperaturas vão atingir valores acima do normal para esta época do ano. As temperaturas máximas vão subir entre os 25 e os 32 graus. O risco de incêndio aumenta a partir desta segunda-feira em todo o país e os meios aéreos, viaturas, operacionais e equipas de patrulha vão ser reforçados.

  • Parlamento catalão vai responder à ativação do artigo 155
    1:54
  • A história por detrás da fotografia que correu (e impressionou) o Mundo

    Mundo

    Depois dos incêndios da semana passada na Galiza, começou a circular na internet e nas redes sociais a imagem de uma cadela que alegadamente levava a sua cria carbonizada na boca. Contudo, a cadela é na verdade macho e chama-se Jacki. Esta é a história do cão que passou os dias após os fogos a recolher animais mortos para os enterrar num campo perto de uma igreja, em Coruxo, Vigo.

    SIC

  • Quando o cão de Macron fez chichi no gabinete do Presidente francês
    0:31
  • 245 saltam de ponte de 30m no Brasil para Recorde do Guiness
    1:56
  • Antigos presidentes dos EUA angariam 26 milhões para vítimas dos furacões
    0:58

    Mundo

    Os cinco antigos presidentes dos Estados Unidos da América ainda vivos juntaram-se para ajudar as vítimas dos furacões. Bill Clinton e Barack Obama lembraram as vítimas dos furacões e elogiaram o espírito solidário dos norte-americanos. Os antigos presidentes norte-americanos lançaram o apelo no início do mês passado e já conseguiram angariar cerca de 26 milhões de euros.