sicnot

Perfil

Mundo

União Europeia destina cinco milhões de euros para ajuda humanitária no Iraque

A Comissão Europeia anunciou hoje que vai destinar cinco milhões de euros para ajuda humanitária ao Iraque, para cobrir as necessidades dos próximos três meses em áreas como a saúde, habitação e abastecimento de água.

© Yannis Behrakis / Reuters

"Estou profundamente preocupado com os intensos combates no Iraque, onde o número de mortes e desalojados está a crescer a cada dia", disse o comissário europeu com o pelouro da ajuda humanitária, Christos Stylianides. 

Em comunicado, o responsável acrescentou que "o financiamento da UE vai centrar-se em proteção, saúde, água, saneamento e habitação". 

O executivo comunitário explica que esta doação responde às necessidades humanitárias urgentes no Iraque assinaladas pelas Nações Unidas.

De acordo com os dados da Comissão Europeia, a crise do Iraque deixou 5,2 milhões de pessoas necessitadas de assistência humanitária, num país que acolhe mais de 242 mil refugiados procedentes da Síria.








Lusa
  • Mário Centeno lidera hoje a primeira reunião do Eurogrupo
    1:56
  • Eleição de Rio "embaraça" PCP e BE
    0:34

    Opinião

    Luís Marques Mendes considera que a eleição de Rui Rio veio criar embaraço ao PCP e Bloco de Esquerda. O comentador da SIC considera que a promessa de que venha a haver pactos de regime entre PS e PSD é motivo de preocupação para os parceiros do Governo.

  • Casal que mantinha filhos acorrentados queria participar num reality show
    3:15
  • Quase 100 atletas testemunharam contra médico Larry Nassar
    1:38

    Desporto

    Quase 100 atletas e antigas ginastas da seleção dos Estados Unidos da América confrontaram esta semana, em tribunal, o médico Larry Nassar, acusado de assédio sexual. Em dezembro, o clínico foi condenado a 60 anos de prisão por um tribunal do Michigan, por posse de pornografia infantil.