sicnot

Perfil

Mundo

Dezenas de árabes israelitas nas fileiras do Estado Islâmico

O ministro da Defesa israelita, Moshé Yaalon, afirmou hoje que dezenas de árabes israelitas se juntaram ao grupo extremista Estado Islâmico (EI).

© Ammar Awad / Reuters

"Várias dezenas de árabes israelitas alistaram-se no Estado Islâmico e partiram para os combates [na Síria e no Iraque], dos quais alguns foram mortos, outros presos no regresso a casa ou antes de partir, mas não se trata de um fenómeno generalizado entre os árabes israelitas", disse o ministro à rádio pública.

Moshé Yaalon desmentiu, porém, as acusações de que o árabe israelita que EI anunciou ter executado espiava a favor dos serviços secretos israelitas.

"Este árabe israelita não tem nada ver com a Mossad nem com qualquer outra instituição ligada à segurança em Israel", disse o ministro.

Num vídeo, com cerca de 13 minutos, divulgado na terça-feira pelo EI, pode ver-se um menor de idade vestido com uniforme militar, que alegadamente dispara contra a vítima, que está junto de um adulto do grupo.

A comunidade de árabes israelitas é composta atualmente por mais de 1,4 milhões de pessoas, ou seja, um quinto da população.


Lusa
  • Catalunha vs Espanha
    29:35

    Grande Reportagem SIC

    2017 ficará como o ano da Catalunha e de como a região espanhola foi falada em todo o mundo, por causa do grito de independência que não aconteceu. O jornalista Henrique Cymerman esteve na Catalunha e foi um dos únicos repórteres do mundo que conseguiu chegar ao esconderijo do presidente demissionário do Governo catalão, Carles Puigdemont, em Bruxelas.

  • Tiroteio em Espanha causa três mortos

    Mundo

    Um tiroteio na cidade espanhola de Teruel, na região de Aragão, fez esta quinta-feira três mortos, entre os quais dois elementos da Guardia Civil. O atirador está em fuga.

  • As IPSS são estruturantes no país. Fazem o que Estado não faz porque não pode, não quer, ou não chega a tudo. Chama-se sociedade civil a funcionar. E o Estado subsidia, ajuda, (com)participa, apoia. Nada contra. A questão é quando as IPSS e outras instituições, fundações, associações, federações e quejandas se tornam verdadeiras "indústrias".

    Pedro Cruz

  • Os Simpsons já sabiam em 1998 que a Fox iria pertencer à Disney

    Cultura

    Os Simpsons acertaram outra vez. Algo que tem acontecido regularmente nos últimos tempos, com a eleição de Donald Trump, o aparecimento do vírus Ébola ou o escândalo dos Panama Papers. Desta vez, a previsão remonta a 1998, quando a série previu que a 20th Century Fox iria pertencer à Disney.

    SIC