sicnot

Perfil

Mundo

Dois dos três vulcões ativos na Guatemala regressaram à atividade

Dois dos três vulcões guatemaltecos ativos estão com manifestações de vitalidade, informaram hoje as autoridades, um dia depois de um deles, Santiaguito, começar a expelir fumo e cobrir localidades vizinhas com cinzas.

Vulcão Santiaguito, no oeste da Guatemala.

Vulcão Santiaguito, no oeste da Guatemala.

© Jorge Lopez / Reuters

O vulcão guatemalteco designado Fuego, no sudoeste do país, tem lançado detritos nas últimas semanas sobre as localidades próximas e forçou mesmo em fevereiro o encerramento temporário de um aeroporto na região. 

Agora, foi a vez de o vulcão Santiaguito, no oeste da Guatemala, acordar e começar a expelir colunas de fumo 400 metros acima da sua cratera. 

Este vulcão, cujo topo está situado a 2.500 metros acima do nível do mar, está localizado na província de Quetzaltenango.

Este gigante adormecido começou a agitar-se na terça-feira, mas os dirigentes locais disseram que até agora ainda não houve retirada de pessoas.

Já o início da atividade do Fuego em fevereiro, com a emissão de grandes colunas de cinzas, desencadeando um alerta laranja e forçando os residentes na zona a usarem máscaras protetoras. 

Em 2012, foram retiradas milhares de pessoas das vertentes do Fuego, depois de uma erupção. 

Os dirigentes da Guatemala já adiantaram que se mantêm vigilantes a um terceiro vulcão ativo, o Pacaya, situado no sul do país, o qual ainda não deu qualquer sinal de acordar do seu torpor.


Lusa
  • Confirmados dois novos casos de legionella

    Legionella

    Dois novos casos de legionella foram esta quarta-feira confirmados. A informação foi avançada em comunicado pela Direção-Geral da Saúde. Tratam-se de duas pessoas com mais de 80 anos, internadas no Hospital São Francisco Xavier e no Egas Moniz, ambas em situação clínica estável.

  • Quem é o novo Presidente do Zimbabué?
    2:15

    Mundo

    Emmerson Mnangagwa é o sucessor de Robert Mugabe que regressou esta quarta-feira da África do Sul, onde estava refugiado. No primeiro discurso, o Presidente do Zimbabué falou de uma nova democracia no país. Mnangagwa, conhecido como crocodilo, é suspeito de atrocidades na guerra civil pós-independência. 

  • Diminuem as hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino
    3:09

    Mundo

    As hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino, desaparecido há 8 dias, começaram a diminuir, uma vez que o chamado "tempo de segurança" já foi ultrapassado. A Marinha portuguesa está a acompanhar o caso do submarino que está desaparecido há oito dias. As hipóteses de salvar os tripulantes vão diminuindo.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • O que aprendemos com secas anteriores?
    32:50