sicnot

Perfil

Mundo

Dois dos três vulcões ativos na Guatemala regressaram à atividade

Dois dos três vulcões guatemaltecos ativos estão com manifestações de vitalidade, informaram hoje as autoridades, um dia depois de um deles, Santiaguito, começar a expelir fumo e cobrir localidades vizinhas com cinzas.

Vulcão Santiaguito, no oeste da Guatemala.

Vulcão Santiaguito, no oeste da Guatemala.

© Jorge Lopez / Reuters

O vulcão guatemalteco designado Fuego, no sudoeste do país, tem lançado detritos nas últimas semanas sobre as localidades próximas e forçou mesmo em fevereiro o encerramento temporário de um aeroporto na região. 

Agora, foi a vez de o vulcão Santiaguito, no oeste da Guatemala, acordar e começar a expelir colunas de fumo 400 metros acima da sua cratera. 

Este vulcão, cujo topo está situado a 2.500 metros acima do nível do mar, está localizado na província de Quetzaltenango.

Este gigante adormecido começou a agitar-se na terça-feira, mas os dirigentes locais disseram que até agora ainda não houve retirada de pessoas.

Já o início da atividade do Fuego em fevereiro, com a emissão de grandes colunas de cinzas, desencadeando um alerta laranja e forçando os residentes na zona a usarem máscaras protetoras. 

Em 2012, foram retiradas milhares de pessoas das vertentes do Fuego, depois de uma erupção. 

Os dirigentes da Guatemala já adiantaram que se mantêm vigilantes a um terceiro vulcão ativo, o Pacaya, situado no sul do país, o qual ainda não deu qualquer sinal de acordar do seu torpor.


Lusa
  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".