sicnot

Perfil

Mundo

Maduro ordena "exercício militar defensivo especial" após sanções dos EUA

O Presidente Nicolás Maduro disse hoje que ordenou a realização de um "exercício militar defensivo especial", em resposta à imposição de sanções dos EUA contra funcionários venezuelanos e da declaração que a Venezuela é uma "ameaça" para a segurança norte-americana.

reuters

"Ordenei, no quadro do plano de exercícios militares de 2015, fazer um exercício militar defensivo especial, no próximo sábado, 14 de março", disse.

Nicolás Maduro falava durante uma alocução na Assembleia Nacional (parlamento), transmitida em simultâneo pelas rádios e televisões do país, durante a qual solicitou ao parlamento a aprovação de poderes especiais para legislar por decreto para garantir a paz do país e contra o imperialismo norte-americano.

Maduro convidou todos os cidadãos a apoiar as Forças Armadas e a Milícia Nacional venezuelana, em todas as regiões do país, vincando que ele próprio dirigirá pessoalmente o exercício porque a Venezuela "tem que estar preparada, porque não pode ser jamais uma Líbia ou um Iraque".

 O Presidente dos EUA, Barack Obama, ordenou na segunda-feira a aplicação de novas sanções a sete altos responsáveis venezuelanos, atuais e antigos, que acusa de violação dos direitos humanos.

As sanções a aplicar aos quadros venezuelanos, entre os quais o diretor-geral dos serviços secretos e o diretor da polícia nacional, incidem sobre a proibição de entrada nos Estados Unidos e congelamento de bens.

Obama declarou igualmente que existe uma situação de "emergência nacional" nos Estados Unidos devido ao "extraordinário risco" que representa a situação na Venezuela para a segurança norte-americana.


  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Presidente do Montepio tranquiliza clientes do banco
    1:58

    Economia

    O presidente do Montepio garante que os clientes do banco podem estar seguros e reafirma que a instituição não tem qualquer exposição à Associação Mutualista. No programa da SIC Notícias Negócios da Semana, José Félix Morgado assumiu que é preciso separar ainda mais as duas instituições.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.