sicnot

Perfil

Mundo

Maduro ordena "exercício militar defensivo especial" após sanções dos EUA

O Presidente Nicolás Maduro disse hoje que ordenou a realização de um "exercício militar defensivo especial", em resposta à imposição de sanções dos EUA contra funcionários venezuelanos e da declaração que a Venezuela é uma "ameaça" para a segurança norte-americana.

reuters

"Ordenei, no quadro do plano de exercícios militares de 2015, fazer um exercício militar defensivo especial, no próximo sábado, 14 de março", disse.

Nicolás Maduro falava durante uma alocução na Assembleia Nacional (parlamento), transmitida em simultâneo pelas rádios e televisões do país, durante a qual solicitou ao parlamento a aprovação de poderes especiais para legislar por decreto para garantir a paz do país e contra o imperialismo norte-americano.

Maduro convidou todos os cidadãos a apoiar as Forças Armadas e a Milícia Nacional venezuelana, em todas as regiões do país, vincando que ele próprio dirigirá pessoalmente o exercício porque a Venezuela "tem que estar preparada, porque não pode ser jamais uma Líbia ou um Iraque".

 O Presidente dos EUA, Barack Obama, ordenou na segunda-feira a aplicação de novas sanções a sete altos responsáveis venezuelanos, atuais e antigos, que acusa de violação dos direitos humanos.

As sanções a aplicar aos quadros venezuelanos, entre os quais o diretor-geral dos serviços secretos e o diretor da polícia nacional, incidem sobre a proibição de entrada nos Estados Unidos e congelamento de bens.

Obama declarou igualmente que existe uma situação de "emergência nacional" nos Estados Unidos devido ao "extraordinário risco" que representa a situação na Venezuela para a segurança norte-americana.


  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Ricardo Salgado constituído arguido e interrogado no DCIAP
    2:46

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES está a ser ouvido no DCIAP, a responder às questões do procurador Rosário Teixeira e do inspetor da Autoridade Tributária Paulo Silva. Têm sido levantadas dúvidas quanto ao dinheiro em contas de Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates, e suspeita-se que grande parte desses 20 milhões de euros tenham vindo de sociedades com ligação ao grupo Espírito Santo.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".