sicnot

Perfil

Mundo

Parlamento britânico proíbe embalagens de tabaco com cores e marcas

O parlamento britânico aprovou hoje uma lei para obrigar as empresas de tabaco a venderem cigarros em embalagens simples, monocromáticas e de cor escura, apesar da oposição da indústria tabaqueira.

(arquivo)

(arquivo)

AP

A proposta foi aprovada na Câmara dos Comuns com 367 votos a favor e 113 contra. Caso seja aprovada pela Câmara dos Lordes, a proposta passará a ser lei.

"A votação de hoje é um passo importante no sentido em que o Reino Unido passará a ser o primeiro país da Europa a regulamentar embalagens padronizadas", afirmou a ministra da Saúde Pública Jane Ellison.

Segundo a ministra, caso a proposta seja aprovada pela Câmara dos Lordes, a lei entrará em vigor em maio de 2016.

"É mais um passo para a criação da primeira geração livre de fumo", acrescentou.

Os novos pacotes vão ser monocromáticos, com o nome da marca escrito de uma forma simples, e ao lado dos avisos para o perigo de fumar, segundo os planos britânicos.

Estão a ser propostas cores escuras para as embalagens porque representam perigo.

As tabaqueiras e ativistas pró-tabaco insistem que a lei é um "excesso" do governo, com a Associação de Fabricantes de Tabaco a afirma que "faltam evidências de que aquela política vai funcionar".

"Os fumadores sabem que há riscos associados ao consumo do tabaco. Uma embalagem simples não fará a diferença", afirmou Simon Clark do grupo de fumadores Forest.

"O que vão fazer a seguir? Estandardizar as embalagens de álcool e de bebidas com açúcar'", questionou Simon Clark.


Lusa
  • Principais factos da acusação no caso BPN dados como provados

    País

    O coletivo de juízes responsável pelo julgamento do processo principal do caso BPN interrompeu perto das 13:00 a leitura do acórdão iniciada pelas 10:30. Os principais factos da acusação são dados como provados, mas a leitura deverá demorar algumas horas.

  • Greve na Função Pública vai afetar escolas, saúde e cultura

    País

    A greve nacional convocada para sexta-feira pela Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública (FNSTFPS) deverá afetar as escolas, a área da saúde e ainda da cultura, entre outros serviços, afirmou esta quarta-feira a dirigente sindical, Ana Avoila.

  • Papa pede a Trump para ser pacificador
    1:12
  • Supremo confirma condenação de Messi por fraude fiscal

    Desporto

    O Supremo Tribunal de Justiça espanhol confirma a condenação de Lionel Messi por fraude fiscal. A notícia foi avançada pelo El País. O jogador do Barcelona foi condenado a 21 meses de prisão por três crimes fiscais que lesaram o Estado em 4,1 milhões de euros.

  • Autódromo do Estoril está ilegal há 45 anos

    Desporto

    De acordo com o Público este equipamento desportivo, inaugurado na década de 70, não tem licença de construção nem de utilização. Uma notícia que apanhou de surpresa o executivo camarário de Cascais, liderado por Carlos Carreiras.

  • Seca na Bacia do Sado exige restrições ao uso da água no Alentejo

    País

    A Agência Portuguesa do Ambiente aprovou hoje um conjunto de medidas para gestão dos recursos hídricos, definindo medidas específicas para a bacia hidrográfica do Sado, a única que se encontra em situação de seca. Além da diminuição de regas em hortas e jardins, a APA recomenda o encerramento das fontes decorativas, a proibição de encher piscinas e de lavagem de automóveis.