sicnot

Perfil

Mundo

Parlamento britânico proíbe embalagens de tabaco com cores e marcas

O parlamento britânico aprovou hoje uma lei para obrigar as empresas de tabaco a venderem cigarros em embalagens simples, monocromáticas e de cor escura, apesar da oposição da indústria tabaqueira.

(arquivo)

(arquivo)

AP

A proposta foi aprovada na Câmara dos Comuns com 367 votos a favor e 113 contra. Caso seja aprovada pela Câmara dos Lordes, a proposta passará a ser lei.

"A votação de hoje é um passo importante no sentido em que o Reino Unido passará a ser o primeiro país da Europa a regulamentar embalagens padronizadas", afirmou a ministra da Saúde Pública Jane Ellison.

Segundo a ministra, caso a proposta seja aprovada pela Câmara dos Lordes, a lei entrará em vigor em maio de 2016.

"É mais um passo para a criação da primeira geração livre de fumo", acrescentou.

Os novos pacotes vão ser monocromáticos, com o nome da marca escrito de uma forma simples, e ao lado dos avisos para o perigo de fumar, segundo os planos britânicos.

Estão a ser propostas cores escuras para as embalagens porque representam perigo.

As tabaqueiras e ativistas pró-tabaco insistem que a lei é um "excesso" do governo, com a Associação de Fabricantes de Tabaco a afirma que "faltam evidências de que aquela política vai funcionar".

"Os fumadores sabem que há riscos associados ao consumo do tabaco. Uma embalagem simples não fará a diferença", afirmou Simon Clark do grupo de fumadores Forest.

"O que vão fazer a seguir? Estandardizar as embalagens de álcool e de bebidas com açúcar'", questionou Simon Clark.


Lusa
  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.