sicnot

Perfil

Mundo

Protestos contra austeridade juntam cerca de 9 mil pesssoas em Bruxelas

Cerca de 9 mil pessoas protestaram esta quarta-feira em Bruxelas contra as medidas de austeridade do governo. Os manifestantes exigem que o executivo mude as políticas fiscais, de emprego e nos serviços públicos. 

© Eric Vidal / Reuters

Os discursos dos líderes sindicais foram várias vezes interrompidos pelos assobios da multidão ao governo ou pelo rebentamento de alguns petardos. Já foram entretanto convocados novos protestos para as próximas semanas. 

Manifestações que se repetem depois do governo belga ter decidido no final do ano passado, aumentar a idade da reforma dos trabalhadores e cortar cerca de 8 mil milhões de euros nos orçamentos da saúde e da segurança social deste ano.


  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.