sicnot

Perfil

Mundo

Restabelecidas ligações telefónicas diretas entre Cuba e Estados Unidos

Os Estados Unidos e Cuba restabeleceram ligações telefónicas diretas entre os dois países, o mais recente passo do processo de normalização das relações entre Havana e Washington, anunciou hoje a empresa de telecomunicações cubana estatal Etecsa.

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Fabrizio Bensch / Reuters

"A interligação direta foi estabelecida entre os Estados Unidos e Cuba, inicialmente para chamadas de voz internacionais", informou a Etecsa, num comunicado publicado pelos 'media' cubanos.

Esta medida vai acabar com as constantes interrupções que eram sentidas nas comunicações entre os dois países desde a década de 1960. Os serviços de comunicações diretas acabariam por ser totalmente cortados em 1999.

Trata-se do primeiro acordo assinado entre empresas cubanas e americanas após o anúncio, de 17 de dezembro de 2014, de uma aproximação histórica entre os dois países, que não têm relações diplomáticas oficiais há mais de meio século.

"O restabelecimento das comunicações diretas entre os Estados Unidos e Cuba ajuda a proporcionar melhores instalações e uma melhor qualidade para as comunicações entre os dois povos", assegurou a Etecsa.

Esta medida, fruto de um acordo anunciado em fevereiro passado entre a Etecsa e a americana Domestic Telecom, poderá abranger posteriormente outros tipos de comunicações, acrescentou a empresa cubana.

Antes deste acordo, as chamadas telefónicas entre os dois países eram feitas através de outros países, o que tornava as ligações muito caras. A Etecsa ainda não anunciou se vai baixar os preços das chamadas para os Estados Unidos.

Lusa
  • BE diz que é urgente preparar o país para a saída do euro
    1:10

    País

    Catarina Martins diz que é urgente preparar o país para o cenário de saída do euro. No final da reunião da mesa nacional do Bloco de Esquerda, a coordenadora do partido criticou o encontro de líderes europeus em Roma e disse ainda que a Europa da convergência chegou ao fim.

  • "Mais UE não significa mais Europa"
    0:50

    País

    O secretário-geral do PCP insiste nas críticas à União Europeia. Um dia depois da comemoração dos 60 anos do Tratado de Roma, Jerónimo de Sousa defendeu, no Seixal, que o modelo europeu está esgotado e prejudica vários países, incluindo Portugal.

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

  • Monumentos de 7 mil cidades às escuras por 1 hora
    2:51