sicnot

Perfil

Mundo

Gravação prova que Estado Islâmico aceita declaração de obediência do Boko Haram

A organização 'jihadista' Estado Islâmico aceitou a declaração de obediência do grupo islâmico nigeriano Boko Haram, de acordo com uma gravação áudio hoje difundida nas redes sociais e apresentada como um discurso do porta-voz do EI, Abu Mohamed al-Adnani.

© Thaier Al-Sudani / Reuters

"Vimos anunciar-vos a boa nova da expansão do califado à África ocidental, pois o califa, que deus o guarde, aceitou a obediência dos nossos irmãos do grupo sunita para a pregação e a 'jihad'", o nome em árabe do Boko Haram, que anunciou no início de março a sua lealdade àquela organização extremista.

Na gravação de cerca de 30 minutos, Adnani pede aos muçulmanos "que viajem para a África ocidental para se juntar aos irmãos combatentes no terreno".

O Boko Haram, que se estima ter vários milhares de combatentes, está a multiplicar os atentados sangrentos nas grandes cidades do norte da Nigéria e os massacres de aldeões em zonas inóspitas, não só no país mas por vezes também nos Estados vizinhos.

O Estado Islâmico, que se apoderou de grandes parcelas de território iraquiano desde junho e de grandes áreas da vizinha Síria, aí declarou um califado.

Uma coligação internacional criada pelos Estados Unidos está desde agosto a atacar os 'jihadistas' no Iraque, apoiando ofensivas terrestres do exército e de milícias xiitas, que conseguiram já recuperar terreno aos 'jihadistas'.

O oficial norte-americano de patente mais alta, o general Martin Dempsey, declarou, por isso, recentemente que "o aspeto militar" da campanha 'antijihadista' "está a correr bem" e que o grupo EI está "sob pressão em quase todos os pontos do Iraque".

Por seu lado, Adnani afirmou que "as vitórias proclamadas pela coligação mais não são que vitórias ilusórias que consistem na reconquista de pequenas porções de terra no Iraque".

"O nosso califado está a resistir e a avançar no caminho certo e com passos seguros. Estamos a combater os cruzados e a rafidah (a comunidade xiita) e, dia após dia, o Estado Islâmico está a tornar-se mais forte", asseverou o porta-voz do movimento.



Lusa
  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.