sicnot

Perfil

Mundo

PIB da Irlanda aumentou 4,8% em 2014 graças às exportações

O Produto Interno Bruto (PIB) da Irlanda cresceu 4,8% em 2014 graças ao aumento de 10,5% das exportações, informou hoje a agência central de estatística irlandesa (CSO). 

1921 - Tréguas entre a Inglaterra e o Sinn Fein, na Irlanda.

1921 - Tréguas entre a Inglaterra e o Sinn Fein, na Irlanda.

© Kevin Lamarque / Reuters

A análise preliminar de 2014 do Produto Nacional Bruto (PNB), que exclui a produção das multinacionais e que, para muitos, é um indicador económico mais fiável, avançou 5,2%.

Durante o último trimestre de 2014, adianta o comunicado, o PIB só cresceu 0,2% face ao período anterior, enquanto o PNB aumentou 2,3%. 

Além das exportações - motor da economia irlandesa - terem aumentado 10,5%, a procura interna, chave para a criação de emprego, também subiu 3,5% no ano passado. 

A CSO sublinha que todos os setores da economia registaram crescimento, em particular o dos transportes e comunicações (8%). 

A atividade do setor da construção expandiu-se 7%, a da agricultura 10% e a de "outros serviços" 3,4%. 

Os especialistas sustentam que a Irlanda beneficiou no ano passado com o bom andamento das economias dos Estados Unidos e do Reino Unido, tradicionalmente os seus principais sócios comerciais, e com a desvalorização do euro face ao dólar e à libra esterlina. 

Neste contexto, o Banco Central Irlandês (ICB) elevou as previsões para a economia nacional e prevê que o PIB cresça 3,7% em 2015, mais três décimas que o estimado anteriormente. 

Depois de abandonar em dezembro de 2013 o resgate solicitado três anos antes à União Europeia (UE) e o FMI, no valor de 85.000 milhões de euros, o ICB indicou que o atual crescimento da economia irlandesa é "equilibrado", com fortes contribuições das exportações e a procura interna. 

Com Lusa
  • Debate quinzenal no Parlamento: veja em direto e comente

    País

    As políticas de descentralização foram o tema escolhido pelo Governo para o debate quinzenal, mas a situação na Caixa Geral de Depósitos também deve marcar os trabalhos na Assembleia da República. Acompanhe aqui a discussão e participe no Minuto a Minuto SIC/Parlamento Global.

    Direto

  • Prioridades para a CGD: cortar custos e aumentar receitas
    2:16

    Caso CGD

    O principal objetivo do plano estratégico para a Caixa Geral de Depósitos, a que a SIC teve acesso, é cortar custos e aumentar receitas. A grande aposta da nova administração passa por apertar as regras para emprestar dinheiro e, por outro lado, recuperar o crédito que não está a ser pago.

  • Turismo da Madeira investe mais de 3 milhões de euros no programa de festas
    2:22

    País

    A Madeira já vive a época de Natal. O turismo da região investiu mais de 3 milhões de euros no programa de festas de Natal e Fim de Ano para atrair os turistas. Os residentes e também turistas aproveitam para desfrutar do ambiente mágico proporcionado pelas tradicionais iluminações à mistura com as decorações e gastronomia típicas da quadra.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.