sicnot

Perfil

Mundo

PIB da Irlanda aumentou 4,8% em 2014 graças às exportações

O Produto Interno Bruto (PIB) da Irlanda cresceu 4,8% em 2014 graças ao aumento de 10,5% das exportações, informou hoje a agência central de estatística irlandesa (CSO). 

1921 - Tréguas entre a Inglaterra e o Sinn Fein, na Irlanda.

1921 - Tréguas entre a Inglaterra e o Sinn Fein, na Irlanda.

© Kevin Lamarque / Reuters

A análise preliminar de 2014 do Produto Nacional Bruto (PNB), que exclui a produção das multinacionais e que, para muitos, é um indicador económico mais fiável, avançou 5,2%.

Durante o último trimestre de 2014, adianta o comunicado, o PIB só cresceu 0,2% face ao período anterior, enquanto o PNB aumentou 2,3%. 

Além das exportações - motor da economia irlandesa - terem aumentado 10,5%, a procura interna, chave para a criação de emprego, também subiu 3,5% no ano passado. 

A CSO sublinha que todos os setores da economia registaram crescimento, em particular o dos transportes e comunicações (8%). 

A atividade do setor da construção expandiu-se 7%, a da agricultura 10% e a de "outros serviços" 3,4%. 

Os especialistas sustentam que a Irlanda beneficiou no ano passado com o bom andamento das economias dos Estados Unidos e do Reino Unido, tradicionalmente os seus principais sócios comerciais, e com a desvalorização do euro face ao dólar e à libra esterlina. 

Neste contexto, o Banco Central Irlandês (ICB) elevou as previsões para a economia nacional e prevê que o PIB cresça 3,7% em 2015, mais três décimas que o estimado anteriormente. 

Depois de abandonar em dezembro de 2013 o resgate solicitado três anos antes à União Europeia (UE) e o FMI, no valor de 85.000 milhões de euros, o ICB indicou que o atual crescimento da economia irlandesa é "equilibrado", com fortes contribuições das exportações e a procura interna. 

Com Lusa
  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • Obama diz que não fica em silêncio se os valores do país forem ameaçados
    2:26
  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..