sicnot

Perfil

Mundo

Repórteres Sem Fronteiras 'libertam' 10 'sites' inacessíveis no dia contra a censura online

A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) colocou hoje acessíveis dez meios de comunicação digitais bloqueados em países como Cuba, China ou Rússia, graças a uma ação para comemorar o dia internacional contra a censura online.

A organização conseguiu fazer com que essas páginas censuradas pelos governos desses países, considerados "inimigos da Internet", ficassem acessíveis, criando, para o efeito, portais "espelho" albergados em grandes servidores, como Amazon, Google ou Microsoft, cujo bloqueio por parte das autoridades desses países provocaria graves prejuízos económicos às empresas que não podem aceder a estes gigantes da Internet.


A campanha, intitulada "Liberdade colateral", colocou à disposição dos utilizadores de Cuba, China, Rússia, Irão, Vietname, Cazaquistão, Uzbequistão, Turquemenistão, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Bahrein dez páginas que estavam vedadas pelas autoridades.


A título de exemplo, os cubanos poderão consultar a agência independente "Hablemos press", fundada em 2009, cujos 30 correspondentes em 15 províncias do país têm denunciado "violações de direitos humanos" cometidas pelo regime, o que levou à sua censura em 2011, indicou a RSF.


Segundo a organização, o portal tem servidor no estrangeiro e os seus jornalistas trabalham "num contexto difícil", com permanentes apreensões de material e escutas telefónicas.


Durante um determinado período de tempo, a edição digital do jornal espanhol El Pais também estará disponível na China, onde foi bloqueada pelo regime após a publicação, em janeiro de 2014, de um artigo que revelava as contas bancárias em paraísos fiscais de titulares de altos cargos próximos do Presidente Xi Jinping.


A RSF escolheu o jornal espanhol de forma simbólica, dado que a informação foi publicada pelo Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação, em que também estavam o Le Monde, o The Guardian e o Süddeutsche Zeitung, cujos portais foram igualmente bloqueados.


A organização também desbloqueou na China o portal "Mingjing news", referência do exílio chinês, e o "The Tibet Post", defensor da independência da região.


O 'site' "Grani.ru", a primeira vítima, no ano passado, da nova lei dos media da Rússia, após a cobertura da crise ucraniana, também vai ficar acessível.


O mesmo sucederá ao portal da agência noticiosa em russo Ferghana, que voltará a surgir nos ecrãs de computador dos internautas do Cazaquistão, Uzbequistão, Turquemenistão, censurada pelos governos devido às informações independentes.


Inacessível no Vietname desde 2009, o "Dan Lam Bao", portal onde se partilham opiniões, também será abrangido pelo desbloqueio.


A campanha também afeta o mundo árabe, outro dos pontos do mundo onde os governos se mostram mais restritivos no tocante à liberdade de expressão na Internet.


Os iranianos vão poder aceder pela primeira vez desde 2000 à página "Gooya News", um meio de comunicação social marcado pelo pluralismo, já que difunde notícias da oposição e do regime, mas que foi censurado no interior do país pelas autoridades.


O mesmo vai acontecer ao portal do Centro para os Direitos Humanos do Golfo, uma organização de defesa da liberdade de expressão na região e cujo acesso nos Emirados Árabes Unidos, onde foi bloqueado em janeiro, vai ser possível graças à RSF.


Criado em plena revolta no Bahrein em 2011, o "Bahrain Mirror" foi vetado um mês depois da sua criação e será reaberto tanto nesse país como na Arábia Saudita.


A RSF explicou que para reabrir estes meios de comunicação vai criar portais "espelho" albergados em grandes servidores, como Amazon, Google ou Microsoft, cujo bloqueio por parte das autoridades desses países provocaria graves prejuízos económicos às empresas que não possam aceder a estes gigantes da Internet.


"O custo do bloqueio destes 'portais espelho' seria económica e politicamente muito elevado para estes países 'inimigos da Internet', assinalou a organização que pretende manter em funcionamento as réplicas desses portais durante vários meses.

LusaA organização conseguiu fazer com que essas páginas censuradas pelos governos desses países, considerados "inimigos da Internet", ficassem acessíveis, criando, para o efeito, portais "espelho" albergados em grandes servidores, como Amazon, Google ou Microsoft, cujo bloqueio por parte das autoridades desses países provocaria graves prejuízos económicos às empresas que não podem aceder a estes gigantes da Internet.

A campanha, intitulada "Liberdade colateral", colocou à disposição dos utilizadores de Cuba, China, Rússia, Irão, Vietname, Cazaquistão, Uzbequistão, Turquemenistão, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Bahrein dez páginas que estavam vedadas pelas autoridades.

A título de exemplo, os cubanos poderão consultar a agência independente "Hablemos press", fundada em 2009, cujos 30 correspondentes em 15 províncias do país têm denunciado "violações de direitos humanos" cometidas pelo regime, o que levou à sua censura em 2011, indicou a RSF.

Segundo a organização, o portal tem servidor no estrangeiro e os seus jornalistas trabalham "num contexto difícil", com permanentes apreensões de material e escutas telefónicas.

Durante um determinado período de tempo, a edição digital do jornal espanhol El Pais também estará disponível na China, onde foi bloqueada pelo regime após a publicação, em janeiro de 2014, de um artigo que revelava as contas bancárias em paraísos fiscais de titulares de altos cargos próximos do Presidente Xi Jinping.

A RSF escolheu o jornal espanhol de forma simbólica, dado que a informação foi publicada pelo Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação, em que também estavam o Le Monde, o The Guardian e o Süddeutsche Zeitung, cujos portais foram igualmente bloqueados.

A organização também desbloqueou na China o portal "Mingjing news", referência do exílio chinês, e o "The Tibet Post", defensor da independência da região.

O 'site' "Grani.ru", a primeira vítima, no ano passado, da nova lei dos media da Rússia, após a cobertura da crise ucraniana, também vai ficar acessível.

O mesmo sucederá ao portal da agência noticiosa em russo Ferghana, que voltará a surgir nos ecrãs de computador dos internautas do Cazaquistão, Uzbequistão, Turquemenistão, censurada pelos governos devido às informações independentes.

Inacessível no Vietname desde 2009, o "Dan Lam Bao", portal onde se partilham opiniões, também será abrangido pelo desbloqueio.

A campanha também afeta o mundo árabe, outro dos pontos do mundo onde os governos se mostram mais restritivos no tocante à liberdade de expressão na Internet.

Os iranianos vão poder aceder pela primeira vez desde 2000 à página "Gooya News", um meio de comunicação social marcado pelo pluralismo, já que difunde notícias da oposição e do regime, mas que foi censurado no interior do país pelas autoridades.

O mesmo vai acontecer ao portal do Centro para os Direitos Humanos do Golfo, uma organização de defesa da liberdade de expressão na região e cujo acesso nos Emirados Árabes Unidos, onde foi bloqueado em janeiro, vai ser possível graças à RSF.

Criado em plena revolta no Bahrein em 2011, o "Bahrain Mirror" foi vetado um mês depois da sua criação e será reaberto tanto nesse país como na Arábia Saudita.

A RSF explicou que para reabrir estes meios de comunicação vai criar portais "espelho" albergados em grandes servidores, como Amazon, Google ou Microsoft, cujo bloqueio por parte das autoridades desses países provocaria graves prejuízos económicos às empresas que não possam aceder a estes gigantes da Internet.

"O custo do bloqueio destes 'portais espelho' seria económica e politicamente muito elevado para estes países 'inimigos da Internet', assinalou a organização que pretende manter em funcionamento as réplicas desses portais durante vários meses.

Lusa


  • "Estamos vivos"
    11:41

    Reportagem Especial

    Os incêndios de 15 de outubro provocaram sete milhões de euros de prejuízos em empresas da região Norte. Castelo de Paiva foi o concelho mais atingido, o fogo destruiu várias casas e empresas que davam trabalho a cerca de 200 pessoas. Um mês depois do incêndio, a Reportagem Especial da SIC foi ver o que está a ser feito para ajudar a população.

  • Administrador recebia 420 mil € por ano quando aldeamento passava dificuldades
    4:39

    Operação Marquês

    A Caixa Geral de Depósitos tentou cortar para metade o salário do presidente do Conselho de Administração de Vale do Lobo, mas não conseguiu. Diogo Gaspar Ferreira ganhava 420 mil euros por ano, quando o empreendimento estava enterrado em dívidas. A Autoridade Tributária estima também que o arguido da Operação Marquês não tenha declarado 400 mil euros pagos pelo aldeamento.

  • Estudante português desaparecido no mar Báltico

    País

    Um jovem português de 21 anos desapareceu na segunda-feira, dia 13 de novembro, enquanto fazia uma viagem de cruzeiro entre a cidade finlandesa de Helsínquia e a capital da Suécia, Estocolmo. As autoridades locais fizeram buscas na madrugada em que Diogo Penalva caiu ao mar Báltico, por volta das duas da manhã.

  • Notas e moedas têm os dias contados?
    6:27
  • Político oferece 1,3 milhões por decapitação de atriz

    Mundo

    Deepika Padukone é uma das personagens principais do filme que retrata a relação entre uma rainha hindu e um governante muçulmano. O filme enfureceu um político do Governo indiano, que ofereceu 1,3 milhões de euros como recompensa a quem decapitasse a atriz. A polícia já destacou agentes para proteger a atriz, bem como a sua família.

  • Paris inaugura primeiro restaurante naturista

    Mundo

    Para entrar, é preciso retirar a roupa e apenas as mulheres podem permanecer calçadas. O primeiro restaurante naturista de Paris abriu em novembro para responder a uma necessidade em França, principal destino do mundo para os praticantes de nudismo.

  • Peru faz aparição especial na Casa Branca
    1:10

    Mundo

    Os norte-americanos estão a preparar-se para o tradicional Dia de Ação de Graças, assinalado na próxima quinta-feira. O tradicional peru fez esta terça-feira uma aparição especial na sala de conferências de imprensa, na Casa Branca, em Washington. O peru é o prato tradicional no Dia de Ação de Graças, uma data de louvor a Deus, que remonta ao século XVII e que é celebrada na quarta quinta-feira de novembro, sobretudo nos Estados Unidos da América e no Canadá.

  • Sara Sampaio brilha em Xangai
    1:50