sicnot

Perfil

Mundo

Cerca de 13.000 pessoas morreram sob tortura nas prisões do regime Sírio

Perto de 13.000 sírios morreram sob tortura nas prisões do regime de Bashar al-Assad desde o início do conflito no país há quatro anos, revelou hoje o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Grupo de mulheres que integra o movimento Sawt al-Haq em Aleppo, Síria

Grupo de mulheres que integra o movimento Sawt al-Haq em Aleppo, Síria

© Muzaffar Salman / Reuters

"O OSDH pode documentar 12.751 prisioneiros mortos sob tortura desde o início da revolta síria, entre os quais 108 crianças", indicou a organização não governamental que dispõe de uma vasta rede de fontes civis, médicas e militares em todo o país.

Segundo o Observatório, além daquelas, contam-se 20.000 pessoas desaparecidas nas prisões do regime, cujo destino se ignora.

"Alguns familiares dos mártires foram obrigados a assinar declarações onde afirmavam que as vítimas tinham sido mortas pelos rebeldes", que procuram derrubar o regime, afirmou a ONG.

Desde o início da revolta pacífica contra o regime a 15 de março de 2011, que se transformou numa guerra civil, mais de 200.000 pessoas foram detidas nas prisões e nas instalações dos serviços de informações sírios.

Entre elas encontram-se numerosos opositores políticos e defensores dos direitos humanos, como Abdel Aziz al-Khayyer e Mazen Darwish.

Lusa

  • Sismo de magnitude 4,0 provoca um morto em Nápoles

    Mundo

    Um sismo de magnitude 4,0 na escala de Richter atingiu esta segunda-feira a ilha de Ísquia no golfo de Nápoles, no mar Tirreno, no sul de Itália. De acordo com o jornal La Stampa uma mulher terá morrido e dois feridos estarão em perigo de vida.

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.