sicnot

Perfil

Mundo

Coreia do Norte lançou sete novos mísseis para o mar

A Coreia do Norte lançou sete mísseis para o mar, num momento de plena tensão na península devido a exercícios militares conjuntos de Seul e Washington em curso, informou hoje o Ministério da Defesa da Coreia do Sul.

© Damir Sagolj / Reuters

Segundo a agência sul-coreana Yonhap, o lançamento dos mísseis terra-ar realizou-se no âmbito de uma operação supervisionada pelo dirigente norte-coreano, Kim Jong-Un.


O Exército Popular norte-coreano disparou os mísseis, que caíram no mar do Japão, entre as 18:00 e as 19:00 de quinta-feira (09:00 e 10:00 em Lisboa), a partir da província de Hamgyong do Sul, disse um porta-voz da Defesa de Seul à agência Efe.


As Forças Armadas da Coreia do Sul "reforçaram a sua posição de defesa" e "vigiam atentamente" os movimentos do exército norte-coreano perante eventuais novas ações, declarou o mesmo responsável.


A Coreia do Norte já tinha disparado dois mísseis para o mar no arranque de oito semanas de exercícios militares dos Estados Unidos e Coreia do Sul, no início deste mês, altura em que prometeu "ataques impiedosos" contra os dois aliados.


As duas Coreias continuam tecnicamente em guerra, uma vez que o conflito de 1950-53 terminou com a assinatura de um armistício nunca substituído por um tratado de paz. 


Lusa
  • Passos Coelho pede desculpa aos portugueses
    3:35
  • Pyongyang compara Trump a Hitler

    Mundo

    A Coreia do Norte compara o Presidente norte-americano Donald Trump a Adolf Hitler. Pyongyang já acostumou o mundo à sua linguagem "colorida" quando critica os seus inimigos. Mas comparações com o responsável por mais de 60 milhões de mortes são muito raras.

  • Glifosato na lista de produtos cancerígenos na Califórnia

    Mundo

    O estado norte-americano da Califórnia, nos Estados unidos, pode vir a obrigar o fabricante do popular herbicida Roundup a comercializar o produto com um rótulo que informe os consumidores de que o produto é cancerígeno. O glifosato, princípio ativo do herbicida Roundup fabricado pela Monsanto, consta de uma lista que vai ser divulgada na Califórnia, a 7 de julho, de produtos químicos potencialmente cancerígenos.