sicnot

Perfil

Mundo

Coreia do Norte lançou sete novos mísseis para o mar

A Coreia do Norte lançou sete mísseis para o mar, num momento de plena tensão na península devido a exercícios militares conjuntos de Seul e Washington em curso, informou hoje o Ministério da Defesa da Coreia do Sul.

© Damir Sagolj / Reuters

Segundo a agência sul-coreana Yonhap, o lançamento dos mísseis terra-ar realizou-se no âmbito de uma operação supervisionada pelo dirigente norte-coreano, Kim Jong-Un.


O Exército Popular norte-coreano disparou os mísseis, que caíram no mar do Japão, entre as 18:00 e as 19:00 de quinta-feira (09:00 e 10:00 em Lisboa), a partir da província de Hamgyong do Sul, disse um porta-voz da Defesa de Seul à agência Efe.


As Forças Armadas da Coreia do Sul "reforçaram a sua posição de defesa" e "vigiam atentamente" os movimentos do exército norte-coreano perante eventuais novas ações, declarou o mesmo responsável.


A Coreia do Norte já tinha disparado dois mísseis para o mar no arranque de oito semanas de exercícios militares dos Estados Unidos e Coreia do Sul, no início deste mês, altura em que prometeu "ataques impiedosos" contra os dois aliados.


As duas Coreias continuam tecnicamente em guerra, uma vez que o conflito de 1950-53 terminou com a assinatura de um armistício nunca substituído por um tratado de paz. 


Lusa
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, fez 100 dias este sábado. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52