sicnot

Perfil

Mundo

Quase 200 crianças com sarna na província angolana do Huambo

Um surto de sarna afetou 197 crianças menores de dez anos no município da Caala, província angolana do Huambo, situação que está a preocupar as autoridades sanitárias locais. 

Ap images

Segundo o chefe de repartição de saúde da Caala, Albino Ernesto, os casos foram detetados esta semana durante uma ronda sanitária realizada em quatro aldeias daquela localidade.

O responsável avançou que nos próximos dez dias, nove equipas de médicos, agentes sanitários e técnicos de saúde vão efetuar visitas às 339 aldeias da Caala, para encontrar estratégias de combate ao surto de sarna.

"Vamos trabalhar no sentido de se combater a sarna nessa circunscrição, através do fomento de boas práticas de higiene, do uso correto da água (uso de água tratada), da distribuição de quites básicos de material de higienização e medicamentos", disse Albino Ernesto, citado hoje pela agência noticiosa angolana, Angop.

Albino Ernesto referiu que o uso de água não tratada nessas comunidades rurais pode ser a causa desse surto de sarna, uma doença de pele altamente contagiosa e causada por um parasita, caracteriza-se por coceira intensa.


Lusa
  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.