sicnot

Perfil

Mundo

Quase 200 crianças com sarna na província angolana do Huambo

Um surto de sarna afetou 197 crianças menores de dez anos no município da Caala, província angolana do Huambo, situação que está a preocupar as autoridades sanitárias locais. 

Ap images

Segundo o chefe de repartição de saúde da Caala, Albino Ernesto, os casos foram detetados esta semana durante uma ronda sanitária realizada em quatro aldeias daquela localidade.

O responsável avançou que nos próximos dez dias, nove equipas de médicos, agentes sanitários e técnicos de saúde vão efetuar visitas às 339 aldeias da Caala, para encontrar estratégias de combate ao surto de sarna.

"Vamos trabalhar no sentido de se combater a sarna nessa circunscrição, através do fomento de boas práticas de higiene, do uso correto da água (uso de água tratada), da distribuição de quites básicos de material de higienização e medicamentos", disse Albino Ernesto, citado hoje pela agência noticiosa angolana, Angop.

Albino Ernesto referiu que o uso de água não tratada nessas comunidades rurais pode ser a causa desse surto de sarna, uma doença de pele altamente contagiosa e causada por um parasita, caracteriza-se por coceira intensa.


Lusa
  • Circulação retomada na A23, mais de 1.600 operacionais no combate às chamas

    País

    A circulação rodoviária na A23 foi completamente restabelecida ao início da manhã depois de ter estado cortada por causa dos incêndios que, no total, mobilizam mais de 1.600 operacionais e contam com reforço espanhol. Nos vários fogos que atingem o país estão 1.648 operacionais no terreno, apoiados por mais de 500 viaturas e 15 meios aéreos.

  • Marcelo lembra ditadura para deixar elogios à liberdade de imprensa e separação de poderes
    0:29
  • "Lancei um tema que os portugueses há muito queriam discutir"
    11:26

    País

    O candidato do PSD à Câmara Municipal de Loures, André Ventura, foi entrevistado esta terça-feira na Edição da Noite da SIC Notícias. Em análise, a polémica em torno das declarações do candidato sobre a comunidade cigana.

    Entrevista SIC Notícias

  • Rajoy nega conhecimento de financiamentos ilegais no PP

    Mundo

    O primeiro-ministro espanhol negou hoje ter conhecimento de um esquema ilegal de financiamento, que envolve vários responsáveis do Partido Popular (PP, direita), que lidera. Durante uma audição no tribunal, Mariano Rajoy garantiu ainda que não aceitou nenhum pagamento ilícito.