sicnot

Perfil

Mundo

Ajuda humanitária da Austrália e Nova Zelândia chega a Vanuatu

A ajuda humanitária começou a chegar à Vanuatu, país que fica no oceano Pacífico e foi fortemente atingido pelo ciclone Pam, tendo as autoridades decretado estado de emergência no país. 

AP

Dois aviões da força aérea australiana aterraram com suprimentos de comida, abrigos e medicamentos, enquanto um avião militar da Nova Zelândia trouxe oito toneladas de lonas, recipientes de água, motosserras e geradores.

O número oficial de mortos na capital, Port Vila, situa-se em seis, mas os trabalhadores humanitários dizem que esta é apenas uma pequena fração das mortes no país.

As comunicações continuam em baixo na maior parte das 80 ilhas do arquipélago e o aeroporto de Port Vila reabriu com recursos limitados, mas permitiu que a ajuda humanitária chegasse. Os voos comerciais estão a ser agendados para segunda-feira.

O Governo anunciou que continua a tentar avaliar a dimensão da catástrofe, desencadeada pelo ciclone Pam, de categoria máxima (5), na sexta-feira e que provocou ventos de 320 quilómetros por hora.

A ONU tem relatos, não confirmados, que o ciclone matou 44 pessoas numa só província e a ONG Oxfam disse que a destruição em Port Vila é enorme, com 90% dos prédios e habitações danificados.


LUSA
  • Campanha eleitoral em Angola chega hoje ao fim

    Mundo

    Os candidatos às eleições gerais angolanas de quarta-feira terminam hoje um mês de campanha, com milhares de quilómetros percorridos, uma breve aparição de José Eduardo dos Santos e as possíveis coligações em destaque.

  • China prepara-se para inaugurar comboio mais rápido do mundo
    1:08
  • A insólita entrevista de Jerry Lewis que se tornou viral
    2:39

    Cultura

    Jerry Lewis concedeu no início deste ano uma entrevista insólita que se tornou viral nas redes sociais. O comediante decidiu, pura e simplesmente, não colaborar com o entrevistado. Lewis tinha na altura 90 anos e continuava a trabalhar, tendo participado no filme "Max Rose", em 2016.