sicnot

Perfil

Mundo

Ajuda humanitária da Austrália e Nova Zelândia chega a Vanuatu

A ajuda humanitária começou a chegar à Vanuatu, país que fica no oceano Pacífico e foi fortemente atingido pelo ciclone Pam, tendo as autoridades decretado estado de emergência no país. 

AP

Dois aviões da força aérea australiana aterraram com suprimentos de comida, abrigos e medicamentos, enquanto um avião militar da Nova Zelândia trouxe oito toneladas de lonas, recipientes de água, motosserras e geradores.

O número oficial de mortos na capital, Port Vila, situa-se em seis, mas os trabalhadores humanitários dizem que esta é apenas uma pequena fração das mortes no país.

As comunicações continuam em baixo na maior parte das 80 ilhas do arquipélago e o aeroporto de Port Vila reabriu com recursos limitados, mas permitiu que a ajuda humanitária chegasse. Os voos comerciais estão a ser agendados para segunda-feira.

O Governo anunciou que continua a tentar avaliar a dimensão da catástrofe, desencadeada pelo ciclone Pam, de categoria máxima (5), na sexta-feira e que provocou ventos de 320 quilómetros por hora.

A ONU tem relatos, não confirmados, que o ciclone matou 44 pessoas numa só província e a ONG Oxfam disse que a destruição em Port Vila é enorme, com 90% dos prédios e habitações danificados.


LUSA
  • Traço contínuo às curvas
    2:42
  • Quando se pode circular pela esquerda? A GNR explica (e fiscaliza)
    5:46

    Edição da Manhã

    A regra aplica-se a autoestradas e outras vias com esse perfil mas dentro das localidades há exceções. A Guarda Nacional Republicana está a promover em todo o território nacional várias ações de sensibilização e fiscalização no sentido de prevenir e reprimir a circulação de veículos pela via do meio ou da esquerda quando não exista tráfego nas vias da direita. O major Paulo Gomes, da GNR, esteve na Edição da Manhã. 

  • Cristas calcula défice de 3,7% sem "cortes cegos" das cativações
    0:45

    Economia

    Assunção Cristas diz que o défice de 2,1% só foi conseguido porque o Governo fez cortes cegos na despesa pública. Esta manhã, depois de visitar uma unidade de cuidados continuados em Sintra, a presidente do CDS-PP afirmou que, pelas contas do partido, sem cativações, o défice estaria nos 3,7%.

  • Reservas de viagens na Páscoa e no verão aumentaram
    1:19

    Economia

    As reservas de viagens no período da Páscoa e do verão aumentaram este ano, tanto para o estrangeiro como para dentro de Portugal. O Algarve, a Madeira e os Açores continuam a ser os destinos de eleição. Os portugueses estão também a marcar férias com mais antecedência, uma das receitas para conseguir melhores preços.

  • Escada rolante inverte sentido e varre dezenas de pessoas
    1:15
  • Sol influencia alterações climáticas na Terra

    Mundo

    As flutuações da atividade solar têm um efeito sobre o clima da Terra, concluiu um estudo de investigadores suíços, que conseguiu, pela primeira vez, estimar a influência do Sol no aquecimento do planeta.