sicnot

Perfil

Mundo

Ajuda humanitária da Austrália e Nova Zelândia chega a Vanuatu

A ajuda humanitária começou a chegar à Vanuatu, país que fica no oceano Pacífico e foi fortemente atingido pelo ciclone Pam, tendo as autoridades decretado estado de emergência no país. 

AP

Dois aviões da força aérea australiana aterraram com suprimentos de comida, abrigos e medicamentos, enquanto um avião militar da Nova Zelândia trouxe oito toneladas de lonas, recipientes de água, motosserras e geradores.

O número oficial de mortos na capital, Port Vila, situa-se em seis, mas os trabalhadores humanitários dizem que esta é apenas uma pequena fração das mortes no país.

As comunicações continuam em baixo na maior parte das 80 ilhas do arquipélago e o aeroporto de Port Vila reabriu com recursos limitados, mas permitiu que a ajuda humanitária chegasse. Os voos comerciais estão a ser agendados para segunda-feira.

O Governo anunciou que continua a tentar avaliar a dimensão da catástrofe, desencadeada pelo ciclone Pam, de categoria máxima (5), na sexta-feira e que provocou ventos de 320 quilómetros por hora.

A ONU tem relatos, não confirmados, que o ciclone matou 44 pessoas numa só província e a ONG Oxfam disse que a destruição em Port Vila é enorme, com 90% dos prédios e habitações danificados.


LUSA
  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efectivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21