sicnot

Perfil

Mundo

EUA suspendem serviços consulares na Arábia Saudita devido a segurança

A embaixada dos Estados Unidos na Arábia Saudita anunciou, este sábado, a suspensão dos serviços consulares no país devido aos elevados riscos para a segurança.

© Carlo Allegri / Reuters

Nenhum serviço na representação diplomática em Riade e nos consulados de Jeddah e Dahran estará a funcionar no domingo e na segunda-feira, informou a embaixada em comunicado publicado no seu portal.

"O Departamento de Estado apela aos cidadãos norte-americanos para que considerem, com prudência, os riscos de viajarem para a Arábia Saudita e pede para que evitem deslocações não essenciais no país", refere a nota oficial.

A embaixada advertiu na sexta-feira os trabalhadores ocidentais que trabalham na indústria do petróleo na Arábia Saudita para o risco de ataques, incluindo sequestros, por parte de grupos "terroristas".

O comunicado não cita o nome de nenhum grupo em específico nem faculta detalhes sobre a natureza dos eventuais ataques.

A advertência surge numa altura em que a Arábia Saudita participa na coligação internacional liderada por Washington contra os 'jihadistas' do Estado Islâmico (EI) que, desde setembro, tem lançado raides aéreos contra posições do grupo extremista na Síria e no Iraque, suscitando os receios quanto a eventuais represálias.


LUSA
  • Confrontos entre adeptos do Benfica e do SC Braga
    5:33

    Desporto

    Os adeptos do Benfica e do Sporting de Braga envolveram-se em confrontos num parque de estacionamento nas imediações do Estádio do Braga. O tumulto ocorreu por volta das 17:30 da tarde. O repórter da SIC Miguel Mota esteve no local onde contou o que aconteceu.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.