sicnot

Perfil

Mundo

EUA suspendem serviços consulares na Arábia Saudita devido a segurança

A embaixada dos Estados Unidos na Arábia Saudita anunciou, este sábado, a suspensão dos serviços consulares no país devido aos elevados riscos para a segurança.

© Carlo Allegri / Reuters

Nenhum serviço na representação diplomática em Riade e nos consulados de Jeddah e Dahran estará a funcionar no domingo e na segunda-feira, informou a embaixada em comunicado publicado no seu portal.

"O Departamento de Estado apela aos cidadãos norte-americanos para que considerem, com prudência, os riscos de viajarem para a Arábia Saudita e pede para que evitem deslocações não essenciais no país", refere a nota oficial.

A embaixada advertiu na sexta-feira os trabalhadores ocidentais que trabalham na indústria do petróleo na Arábia Saudita para o risco de ataques, incluindo sequestros, por parte de grupos "terroristas".

O comunicado não cita o nome de nenhum grupo em específico nem faculta detalhes sobre a natureza dos eventuais ataques.

A advertência surge numa altura em que a Arábia Saudita participa na coligação internacional liderada por Washington contra os 'jihadistas' do Estado Islâmico (EI) que, desde setembro, tem lançado raides aéreos contra posições do grupo extremista na Síria e no Iraque, suscitando os receios quanto a eventuais represálias.


LUSA
  • "O que é isto, mamã?"
    36:23
  • Fim de semana de muito frio e vento forte
    2:08

    País

    Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, vem aí mais frio e as temperaturas mínimas negativas vão regressar a alguns pontos do país. Prevê-se também vento intenso para as próximas 48 horas.

  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC