Manifestações começaram em várias cidades brasileiras












15.03.2015 16h02
Milhares de pessoas já estão a participar nos protestos convocados para hoje, através das redes sociais na Internet, em várias cidades do Brasil, de acordo com a imprensa brasileira.
Segundo o jornal Folha de São Paulo, na sua versão 'online', os manifestantes já estão nas ruas em cidades como Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte, Salvador, Brasília e, até ao momento, os protestos estão a ser pacíficos.
Em Brasília, segundo a polícia militar, citada pela imprensa, já estão concentradas 25 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios, informou a Globo News.
No Rio de Janeiro, as avenidas e o "calçadão" da orla estão a ser tomados, pouco a pouco, por manifestantes. Neste momento, os manifestantes seriam cerca de cinco mil, na praia de Copacabana, segundo a polícia, e 15 mil, segundo os organizadores da manifestação.
Em São Paulo, a concentração está programada para as 14:00 locais (17:00, em Lisboa), na avenida Paulista, o centro económico do país.
As manifestações têm uma "agenda" extensa e diversificada, devido aos diferentes grupos participantes.
Há críticas à corrupção, à má situação económica brasileira, à inflação, à ideologia do Partido dos Trabalhadores (chamado por alguns grupos conservadores como "comunista" e "bolivariano") e até pedidos de "impeachment" - para a impugnação de mandato da Presidente brasileira, Dilma Rousseff.
Existem três grupos que se destacam, nas redes sociais, na organização do protesto que são o Movimento Brasil Livre e o Revoltados Online, que pedem a impugnação de mandato de Rousseff.
Há ainda o grupo Vem para a Rua, mais moderado, que se opõe à impugnação imediata do mandato presidencial e reivindica "ética na política e um Estado eficiente" e "mais magro", em termos de estruturas.
LUSA
Na Homepage
- 0:54
Jesus fala em domínio do Sporting, Jorge Simão critica penálti
No final do jogo, o treinador do Boavista disse não compreender o penálti que decidiu o jogo a favor do Sporting. Jorge Jesus discordou da análise de Jorge Simão e lembrou que o Boavista não acertou um remate na baliza de Rui Patrício.
22.04.2018 às 23h45
- 1:57
- 0:53
- 0:46
Cão parcialmente cego e surdo salva criança na Austrália
Na Austrália, uma história está a emocionar o mundo. Um cão parcialmente cego e surdo salvou, na semana passada, uma criança de 3 anos que estava desaparecida.
22.04.2018 às 16h50
- 0:35
- 0:55
- 3:09
Foi multada porque avisou polícia sobre despejo de lixo na rua
Em Carnaxide, uma mulher apresentou queixa por causa do despejo de monos na rua. Até aqui tudo bem, inclusive quando a polícia dá início ao processo. O problema surge quando a multa é passada a quem se queixou e o caso se arrasta em tribunal.
22.04.2018 às 21h15
- 5:29
- 3:42
Vaca algarvia em risco de extinção
É uma corrida contra o tempo e o risco iminente de extinção. Numa altura em que são conhecidos apenas cinco exemplares da raça bovina algarvia, a inseminação artificial parece ser a única forma de evitar o desaparecimento completo de uma raça que foi desaparecendo com as mudanças na agricultura.
22.04.2018 às 17h38