sicnot

Perfil

Mundo

Vanuatu decreta estado de emergência após ciclone tropical devastador

O Vanuatu decretou hoje estado de emergência no país, com as autoridades da pequena nação do Pacífico Sul a confirmarem a existência de pelo menos seis vítimas mortais na sequência do devastador ciclone tropical.

© KYODO Kyodo / Reuters

"O governo declarou estado de emergência para todo o país", disse o porta-voz do Gabinete Nacional de Gestão de Desastres Paulo Malatu.

O ciclone tropical Pam atingiu o pico de intensidade na noite de sexta-feira, alcançado a categoria 5, a máxima da escala, com ventos médios de entre 250 e 270 quilómetros por hora (km/hora) e rajadas de até 340 km/hora registadas na capital.

"Há seis mortos confirmados em Port Vila [a capital] e 20 feridos", afirmou Paulo Malatu em declarações à agência AFP.

Lusa
  • Avião cruza-se com drone a 900 metros de altitude
    2:01
  • Naufrágio na Colômbia registado em vídeo
    2:11
  • PSP descentraliza a regularização de armas
    3:55

    País

    A PSP de Bragança percorreu os 12 concelhos do distrito ao encontro dos proprietários de armas com vista à sua regularização. A iniciativa, que pretende evitar a deslocação das pessoas à capital de distrito, teve uma forte adesão.

  • O último adeus a Miguel Beleza

    País

    O velório do economista e ex-ministro das Finanças realiza-se esta segunda-feira na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, a partir das 18h00.

  • Trump quebra tradição da Casa Branca com 20 anos

    Mundo

    Donald Trump decidiu não fazer um jantar de celebração pelo fim do Ramadão, o mês em que os muçulmanos cumprem jejum entre o nascer e o pôr do sol. O Presidente dos Estados Unidos quebrou a tradição da Casa Branca, pela primeira vez em 20 anos.