sicnot

Perfil

Mundo

Vanuatu decreta estado de emergência após ciclone tropical devastador

O Vanuatu decretou hoje estado de emergência no país, com as autoridades da pequena nação do Pacífico Sul a confirmarem a existência de pelo menos seis vítimas mortais na sequência do devastador ciclone tropical.

© KYODO Kyodo / Reuters

"O governo declarou estado de emergência para todo o país", disse o porta-voz do Gabinete Nacional de Gestão de Desastres Paulo Malatu.

O ciclone tropical Pam atingiu o pico de intensidade na noite de sexta-feira, alcançado a categoria 5, a máxima da escala, com ventos médios de entre 250 e 270 quilómetros por hora (km/hora) e rajadas de até 340 km/hora registadas na capital.

"Há seis mortos confirmados em Port Vila [a capital] e 20 feridos", afirmou Paulo Malatu em declarações à agência AFP.

Lusa
  • Marine devolve bandeira do Japão 73 anos depois 
    2:13

    Mundo

    Setenta e três anos depois da batalha mais sangrenta do Pacífico, um veterano dos Estados Unidos cumpriu uma promessa pessoal. Marvin Strombo devolveu à família a bandeira da sorte de um soldado japonês, morto em 1944, em Saipan, na II Guerra Mundial. 

  • Autoridades usam elefantes para resgatar pessoas das cheias na Ásia
    1:31

    Mundo

    Mais de 215 pessoas morreram nas inundações que estão a devastar o centro da Ásia, e estima-se que três milhões tiveram de abandonar as casas. As autoridades estão a usar elefantes para resgatar locais e turistas das zonas mais afetadas e avisam que há dezenas de pessoas desaparecidas.