sicnot

Perfil

Mundo

Vanuatu decreta estado de emergência após ciclone tropical devastador

O Vanuatu decretou hoje estado de emergência no país, com as autoridades da pequena nação do Pacífico Sul a confirmarem a existência de pelo menos seis vítimas mortais na sequência do devastador ciclone tropical.

© KYODO Kyodo / Reuters

"O governo declarou estado de emergência para todo o país", disse o porta-voz do Gabinete Nacional de Gestão de Desastres Paulo Malatu.

O ciclone tropical Pam atingiu o pico de intensidade na noite de sexta-feira, alcançado a categoria 5, a máxima da escala, com ventos médios de entre 250 e 270 quilómetros por hora (km/hora) e rajadas de até 340 km/hora registadas na capital.

"Há seis mortos confirmados em Port Vila [a capital] e 20 feridos", afirmou Paulo Malatu em declarações à agência AFP.

Lusa
  • Liga investiga incidentes em Guimarães
    1:22

    Desporto

    Pelo menos seis pessoas ficaram feridas ontem à noite na sequência de confrontos, antes do jogo entre Vitória de Guimarães e Sporting de Braga. Mais de 50 adeptos bracarenses foram identificados pela PSP. A Liga de Clubes vai instaurar um processo de averiguações.

  • Associação ambiental alerta para limpezas de terrenos sem critério
    2:07

    País

    A menos de um mês do fim do prazo fixado para a limpeza dos terrenos, persistem dúvidas, resistências e exemplos de terrenos que são limpos sem critério. O resultado poderá ser o crescimento rápido de vegetação antes do verão. O aviso é deixado por uma associação que está a plantar árvores, em Arouca.