sicnot

Perfil

Mundo

John Kerry encontra-se com homólogo iraniano na Suíça para abordar programa nuclear

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, encontrou-se hoje em Lausanne, Suíça, com o chefe da diplomacia iraniana, Mohammad Javad Zarif, para nova tentativa com vista a alcançar um acordo histórico sobre o programa nuclear de Teerão. 

Chefe da diplomacia norte-americana, John Kerry

Chefe da diplomacia norte-americana, John Kerry

© POOL New / Reuters

Os dois ministros e respetivas equipas de negociadores estavam esta manhã reunidos numa pequena sala de um palácio, prontos para várias horas de novas conversações, constataram jornalistas, segundo a agência noticiosa AFP. 

O Irão e as grandes potências do Grupo dos 5+1 (EUA, China, Rússia, França, Reino Unido e Alemanha) tentam chegar a um acordo de princípio até 31 de março.

A intenção é autorizar algumas atividades nucleares civis, mas impedir Teerão de adquirir uma arma atómicas através do seu controverso programa nuclear, sendo que, em troca dessa garantia, as sanções internacionais sobre a economia iraniana seriam gradualmente levantadas.

Lusa
  • Relatório pedido pelo Governo PSD-CDS já apontava falhas no SIRESP
    2:26
  • Santana Lopes rejeita responsabilidades nas falhas do SIRESP
    1:21

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Sobre o relatório do SIRESP, António Vitorino diz que há neste momento um passa culpas entre entidades que só vai contribuir para aumentar o receio das populações perante os incêndios. Pedro Santana Lopes, que era primeiro-ministro quando foi assinado o contrato da rede de comunicações, diz que não sente responsabilidades e defende que o importante é perceber o que há de errado com o SIRESP.

  • Chef russo aconselha bife tártaro aos jogadores portugueses
    1:29