sicnot

Perfil

Mundo

John Kerry encontra-se com homólogo iraniano na Suíça para abordar programa nuclear

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, encontrou-se hoje em Lausanne, Suíça, com o chefe da diplomacia iraniana, Mohammad Javad Zarif, para nova tentativa com vista a alcançar um acordo histórico sobre o programa nuclear de Teerão. 

Chefe da diplomacia norte-americana, John Kerry

Chefe da diplomacia norte-americana, John Kerry

© POOL New / Reuters

Os dois ministros e respetivas equipas de negociadores estavam esta manhã reunidos numa pequena sala de um palácio, prontos para várias horas de novas conversações, constataram jornalistas, segundo a agência noticiosa AFP. 

O Irão e as grandes potências do Grupo dos 5+1 (EUA, China, Rússia, França, Reino Unido e Alemanha) tentam chegar a um acordo de princípio até 31 de março.

A intenção é autorizar algumas atividades nucleares civis, mas impedir Teerão de adquirir uma arma atómicas através do seu controverso programa nuclear, sendo que, em troca dessa garantia, as sanções internacionais sobre a economia iraniana seriam gradualmente levantadas.

Lusa
  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".