sicnot

Perfil

Mundo

Jovens britânicos que planeavam entrar na Síria já estão no Reino Unido

Os três jovens britânicos, detidos na Turquia, porque planeavam entrar na Síria, regressaram este sábado a casa. Estão detidos para interrogatório por suspeita de terrorismo.  

© Umit Bektas / Reuters

Mal pisaram o Reino Unido, os jovens foram detidos para interrogatório. São suspeitos de terrorismo, por alegadamente, quererem ingressar nas fileiras do grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI).  

A polícia britânica foi, sexta-feira passada, alertada pelos familiares de dois dos jovens de 17 anos, agora detidos. Os pais estranharam o facto dos rapazes não terem regressado a casa depois das orações. 

A unidade antiterrorista da polícia britânica foi informada de que existiam suspeitas sobre as intenções do grupo de viajar para a Síria e de integrar as fileiras do grupo extremista.

Um terceiro elemento, um rapaz de 19 anos, ter-se-à encontrado com os outros dois no aeroporto.

"Os agentes alertaram as autoridades turcas para intercetarem os três jovens e evitar a sua entrada na Síria", disse um porta-voz da polícia britânica, acrescentando que as autoridades estariam em contacto com as famílias dos adolescentes.

Os três rapazes britânicos (dois de 17 anos e outro de 19 anos), são oriundos da zona norte de Londres.

Esta detenção acontece poucas semanas depois de três adolescentes londrinas, de 15 e de 16 anos, terem fugido para a Turquia com a intenção de passar a fronteira síria, depois de terem sido presumivelmente recrutadas para o EI.

Com Lusa




  • "É pesado dizer a miúdos que ainda ontem os pais estavam a ensinar o atar ténis que vão ficar em prisão preventiva"
    2:49
  • Pecado da gula ameaça maior anfíbio do mundo

    Mundo

    O maior anfíbio do mundo está em sério risco de extinção. Iguaria muito apreciada no Oriente, a salamandra-gigante-da-China já praticamente desapareceu do seu habitat natural, concluiu uma pesquisa realizada durante quatro anos. Em contraste, milhões de animais são reproduzidos em cativeiro e têm como destino restaurantes de luxo.

  • Gases tóxicos expelidos pelo Kilauea ameaçam a população no Havai
    1:51
  • Gilberto Gil cancela atuação em Israel

    Cultura

    O músico brasileiro Gilberto Gil cancelou a atuação que tinha marcada para Telavive, em Israel, no dia 4 de julho, na sequência de protestos em Gaza durante os quais o exército daquele país matou 60 palestinianos.