sicnot

Perfil

Mundo

Jovens britânicos que planeavam entrar na Síria já estão no Reino Unido

Os três jovens britânicos, detidos na Turquia, porque planeavam entrar na Síria, regressaram este sábado a casa. Estão detidos para interrogatório por suspeita de terrorismo.  

© Umit Bektas / Reuters

Mal pisaram o Reino Unido, os jovens foram detidos para interrogatório. São suspeitos de terrorismo, por alegadamente, quererem ingressar nas fileiras do grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI).  

A polícia britânica foi, sexta-feira passada, alertada pelos familiares de dois dos jovens de 17 anos, agora detidos. Os pais estranharam o facto dos rapazes não terem regressado a casa depois das orações. 

A unidade antiterrorista da polícia britânica foi informada de que existiam suspeitas sobre as intenções do grupo de viajar para a Síria e de integrar as fileiras do grupo extremista.

Um terceiro elemento, um rapaz de 19 anos, ter-se-à encontrado com os outros dois no aeroporto.

"Os agentes alertaram as autoridades turcas para intercetarem os três jovens e evitar a sua entrada na Síria", disse um porta-voz da polícia britânica, acrescentando que as autoridades estariam em contacto com as famílias dos adolescentes.

Os três rapazes britânicos (dois de 17 anos e outro de 19 anos), são oriundos da zona norte de Londres.

Esta detenção acontece poucas semanas depois de três adolescentes londrinas, de 15 e de 16 anos, terem fugido para a Turquia com a intenção de passar a fronteira síria, depois de terem sido presumivelmente recrutadas para o EI.

Com Lusa




  • Incêndio em Lisboa faz um ferido
    4:13

    País

    Um incêndio de grandes dimensões deflagrou esta segunda-feira numa loja, na Avenida de Berlim, em Lisboa. O repórter André Palma esteve no local, onde ouviu o comandante dos Sapadores Bombeiros de Lisboa. Pedro Patricio confirmou que foi assistida uma pessoa por inalação de fumos e, por questões de segurança, os veículos estacionados perto do local foram retirados, assim como foi pedido às pessoas dos prédios à volta que saíssem por causa do fumo. O incêndio foi dominado.

  • "Rui Rio avisou que vinha para partir loiça dentro do PSD"
    3:00
  • Hugo Soares não deverá continuar como líder parlamentar do PSD
    3:17

    País

    Rui Rio não deverá manter Hugo Soares na liderança parlamentar do PSD. Fonte próxima do novo presidente social-democrata diz à SIC que dificilmente o líder da bancada poderá continuar no cargo. Aumenta a pressão para que Hugo Soares ponha o lugar à disposição e já começam a surgir nomes para o substituir.

  • Suspeita de militantes fantasma no PSD
    4:22

    País

    Perante a suspeita de militantes fantasma e de caciquismo, Salvador Malheiro, diretor de campanha de Rui Rio, diz que o ato eleitoral foi devidamente fiscalizado. Uma investigação do jornal Expresso encontrou oito filiados numa morada que não existe e 17 militantes com morada numa casa onde vivem nove pessoas e nenhuma é do PSD. A associação cívica Transparência e Integridade fala num vazio legal e em falta de regulamentação.

  • Cristiano Ronaldo está insatisfeito com o salário e pode sair do Real Madrid
    2:38