sicnot

Perfil

Mundo

Jovens britânicos que planeavam entrar na Síria já estão no Reino Unido

Os três jovens britânicos, detidos na Turquia, porque planeavam entrar na Síria, regressaram este sábado a casa. Estão detidos para interrogatório por suspeita de terrorismo.  

© Umit Bektas / Reuters

Mal pisaram o Reino Unido, os jovens foram detidos para interrogatório. São suspeitos de terrorismo, por alegadamente, quererem ingressar nas fileiras do grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI).  

A polícia britânica foi, sexta-feira passada, alertada pelos familiares de dois dos jovens de 17 anos, agora detidos. Os pais estranharam o facto dos rapazes não terem regressado a casa depois das orações. 

A unidade antiterrorista da polícia britânica foi informada de que existiam suspeitas sobre as intenções do grupo de viajar para a Síria e de integrar as fileiras do grupo extremista.

Um terceiro elemento, um rapaz de 19 anos, ter-se-à encontrado com os outros dois no aeroporto.

"Os agentes alertaram as autoridades turcas para intercetarem os três jovens e evitar a sua entrada na Síria", disse um porta-voz da polícia britânica, acrescentando que as autoridades estariam em contacto com as famílias dos adolescentes.

Os três rapazes britânicos (dois de 17 anos e outro de 19 anos), são oriundos da zona norte de Londres.

Esta detenção acontece poucas semanas depois de três adolescentes londrinas, de 15 e de 16 anos, terem fugido para a Turquia com a intenção de passar a fronteira síria, depois de terem sido presumivelmente recrutadas para o EI.

Com Lusa




  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • China descobre nova mutação do vírus H7N9

    Mundo

    A China descobriu uma nova mutação do vírus H7N9, considerada a mais mortífera das estirpes que causam a gripe das aves, sobretudo para aves vivas, não representando nova ameaça para os seres-humanos, informou hoje a imprensa estatal.

  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.