sicnot

Perfil

Mundo

Netanyahu vai opor-se a criação de Estado palestiniano se for eleito

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, afirmou hoje que se vai opor à criação de um Estado palestiniano se for reeleito nas legislativas de terça-feira.

© Baz Ratner / Reuters

"Todos os que querem a criação de um Estado palestiniano e a retirada dos territórios tornam esses territórios vulneráveis a ataques do extremismo islâmico contra o Estado de Israel. É essa a realidade que se impôs nos últimos anos", disse Netanyahu numa entrevista ao 'site' de informação NRG.

Questionado sobre se queria com isso dizer que não haverá um Estado palestiniano se for eleito para um novo mandato, o primeiro-ministro respondeu: "Exato".

As últimas sondagens realizadas dão uma pequena vantagem à aliança entre o Partido Trabalhista de Isaac Herzog e o Kadima de Tzipi Livni sobre o Likud de Benjamin Netanyahu.

Numa outra entrevista, à rádio pública israelita, Netanyahu afirmou que "a realidade mudou" desde o discurso de junho de 2009 em que admitiu pela primeira vez publicamente a ideia de um Estado palestiniano ao lado de Israel, o discurso Bar Ilan.

"Esse discurso foi pronunciado antes da tempestade árabe - a chamada 'primavera árabe' -, que abalou o Médio Oriente e trouxe consigo o radicalismo islâmico. Qualquer território que fosse entregue (agora)  seria tomado por islamitas radicais", disse.

"Não é possível aplicarmos o que foi definido no discurso de Bar Ilan quando tudo o que temos do outro lado é terrorismo. Não há forças de paz, não há parceiros de paz", afirmou.


Lusa
  • Portugal com 3.ª maior dívida pública da UE

    Economia

    A dívida pública recuou, em termos homólogos, na zona euro e na União Europeia (UE), no primeiro trimestre, tendo Portugal registado a terceira maior dos 28 (130,5%), depois da Grécia e de Itália, divulga hoje o Eurostat.

  • Crianças no Daesh - 2ª Parte
    23:43
  • Montenegro e o futuro do PSD: "Não vou pedir licença para avançar"
    1:41

    País

    Luís Montenegro admite que se achar que é a pessoa ideal para a liderança do PSD, não vai pedir licença a ninguém para avançar. Em entrevista à SIC Notícias, o ex-líder parlamentar do PSD diz que está ao lado de Passos Coelho mas sublinha que é importante que haja uma clarificação na liderança do partido.

    Entrevista SIC Notícias

  • "Estes engenheiros não tiveram formação para exercer arquitetura"
    7:00

    País

    O Parlamento aprovou esta quarta-feira as propostas do PSD e do PAN para devolver aos engenheiros a possibilidade de assinarem projetos de arquitetura. Os aquitetos discordam da medida. José Manuel Pedreirinho, presidente da Ordem dos arquitetos, esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar sobre o assunto.

    Entrevista SIC Notícias

  • "Foi uma grande honra ser deputado"
    1:23

    País

    Alberto Martins vai deixar a vida política, o socialista renunciou esta quarta-feira ao cargo de deputado, que ocupava há 30 anos, com algumas interrupções. Alberto Martins desempenhou funções de ministro da Reforma do Estado no segundo Governo de António Guterres, e de ministro da Justiça no segundo Executivo liderado por josé Sócrates. O socialista vai ser substituído por Hugo Carvalho.