sicnot

Perfil

Mundo

PM timorense deixou Díli para fazer exames médicos em Singapura

O avião que transporta o primeiro-ministro timorense, Rui Maria Araújo, para exames médicos em Singapura, partiu hoje cerca das 12:50 locais (03:50 em Lisboa) do aeroporto Nicolau Lobato em Díli. 

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Lirio Da Fonseca / Reuters

O avião, um Learjet 35A, que viajou de Darwin com uma equipa médica a bordo, transporta Rui Maria Araújo, que vai ser observado no National University Hospital, em Singapura.

 

O primeiro-ministro timorense, Rui Maria Araújo, foi internado no Hospital Nacional Guido Valadares, em Díli, no domingo depois de se ter sentido mal em casa, após uma viagem de fim de semana para fora de Díli.

 

"O senhor primeiro-ministro está em boas condições, em geral, mais precisa de realizar análises mais profundas sobre a sua situação geral. Como as condições do hospital em Díli são limitadas, são precisas análises mais profundas para um diagnóstico mais certo", afirmou hoje a ministra da Saúde, Maria do Céu da Costa.

 

A governante falava numa conferência de imprensa conjunta com o diretor geral do Hospital Nacional Guido Valadares, José Antonio Gusmão Guterres, pouco tempo antes de Rui Araújo ser transportado para Singapura, onde será assistido no National University Hospital.

 

"Vai ser transportado para Singapura para realizar análises mais claras e realizar o tratamento mais adequado", explicou.

 

Questionada pela agência Lusa sobre exatamente o que aconteceu ao primeiro-ministro, nomeadamente sobre se se tratou de uma trombose leve, a ministra disse que para já não há condições para diagnosticar exatamente o que ocorreu.

 

 Lusa

  • Santana Lopes confirma buscas na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
    1:26

    País

    Pedro Santana Lopes confirmou esta quarta-feira a realização de buscas por parte da polícia judiária à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. O provedor da Santa Casa disse aos jornalistas que o processo está relacionado com suspeitas em compras efetuadas pela Misericórdia, situação que há dois anos já tinha sido objeto de inquérito interno.

  • Oposição aproveita debate quinzenal para questões sobre a CGD
    2:35

    Caso CGD

    A oposição aproveitou o debate quinzenal para questionar o primeiro-ministro sobre a polémica em torno da Caixa Geral de Depósitos. O CDS exigiu provas de António Costa para afirmar que as contas do banco foram maquilhadas e o PSD perguntou ao primeiro-ministro se não estranha a demissão de António Domingues quando este apresentou a declaração de rendimentos.

  • Turismo da Madeira investe mais de 3 milhões de euros no programa de festas
    2:22

    País

    A Madeira já vive a época de Natal. O turismo da região investiu mais de 3 milhões de euros no programa de festas de Natal e Fim de Ano para atrair os turistas. Os residentes e também turistas aproveitam para desfrutar do ambiente mágico proporcionado pelas tradicionais iluminações à mistura com as decorações e gastronomia típicas da quadra.

  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.