sicnot

Perfil

Mundo

Presidente de Vanuatu pede ajuda mundial para reconstruir "tudo"

O Presidente de Vanuatu disse hoje que a nação insular precisa da ajuda do mundo para reconstruir "tudo", dias depois de ter sido atingida pelo maior ciclone registado até à data. 

AP

"A necessidade de ajuda humanitária é imediata, precisamos dela agora", disse Baldwin Lonsdale à AFP, quando se preparava para voltar para casa depois de ter participado na III Conferência Mundial das Nações Unidas sobre a Redução de Riscos de Desastres, no Japão. 

"A longo prazo precisamos de apoio financeiro, de assistência, para começar a reconstruir as nossas infraestruturas - temos de construir tudo", afirmou. 

O ciclone Pam atingiu o pico de intensidade na sexta-feira à noite, registando ventos, em média, entre 250 e 270 quilómetros por hora (km/hora). Na capital, Port Vila, o ciclone tropical chegou a atingir rajadas de 340 km/hora.

O arquipélago de Vanuatu, composto por mais de 80 ilhas que se estendem entre as ilhas Fiji e a Nova Caledónia, é um dos países mais pobres do mundo, sendo igualmente um reconhecido paraíso fiscal.

 
Lusa
  • Há companhias aéreas a contratar. TAP é uma delas
    1:28
  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

  • Na linha do triunfo
    16:49
  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57