sicnot

Perfil

Mundo

Putin reaparece em público e desvaloriza rumores

O Presidente russo, Vladimir Putin, desvalorizou hoje os rumores sobre a sua saúde e paradeiro ao reaparecer em público depois de uma inabitual ausência de dez dias.

Putin, hoje

Putin, hoje

© POOL New / Reuters

"Ficaríamos aborrecidos se não houvesse rumores", disse Putin à imprensa após um encontro com o presidente do Quirguistão, Almazbek Atambaev, no Palácio de Constantino, em São Petersburgo.

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, deu por seu lado uma resposta irónica sobre os rumores, que foram desde uma doença ou a morte de Putin, a um golpe de Estado ou uma viagem à Suíça para assistir ao nascimento de um filho.

"Bom, todos viram um presidente paralisado, raptado por generais e que chegou de avião da Suíça onde foi para um parto... Não queremos falar mais desse assunto, está tudo bem", disse.

Numa aparente tentativa para atestar a boa forma de Putin, o Presidente quirguiz disse que Putin, 62 anos, lhe mostrou pessoalmente o palácio: "O Presidente russo não só anda como corre enquanto passeia os convidados", disse Atambaev.

Vladimir Putin, frequentemente presente nos 'media' russos, não aparecia em público desde 05 de março, quando deu uma conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi.

Na semana passada, o Presidente cancelou parte importante da sua agenda, incluindo uma viagem ao Cazaquistão para um encontro trilateral com os Presidentes cazaque e bielorrusso e a assinatura de um acordo de cooperação com a região separatistas georgiana da Ossétia do Sul.


Lusa
  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • "O FC Porto não merece ser campeão"
    2:23
    Play-Off

    Play-Off

    DOMINGO 22:00

    O empate do FC Porto com o Feirense foi o principal assunto do Play-Off da SIC Notícias, este domingo. Rodolfo Reis mostrou-se insatisfeito com a atitude dos jogadores do FC Porto.

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Défice recua em 2016 na zona euro e na UE

    Economia

    O défice e a dívida baixaram na zona euro e na União Europeia (UE) em 2016 face a 2015, tendo Portugal registado a terceira maior dívida (130,4%) entre os Estados-membros e um défice de 2%, segundo o Eurostat.