sicnot

Perfil

Mundo

Cheias no norte de Moçambique provocam dois mortos e afetam mais de 200 mil pessoas

 Pelo menos duas pessoas morreram e mais de 200 mil foram afetadas pelas últimas cheias no norte de Moçambique, informou hoje o porta-voz do Conselho de Ministros

© Grant Neuenburg / Reuters

As enxurradas que se fazem sentir há várias semanas no norte do país afetaram 41 mil famílias, num total de 207 mil pessoas nas províncias de Cabo Delgado e Nampula, disse Mouzinho Saíde no final da reunião semanal do Governo moçambicano, que analisou os efeitos do desastre após uma visita à região do primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário.  

A maioria das vítimas encontra-se na província de Nampula, onde mais de 36 mil famílias foram atingidas pelas cheias, correspondendo a 181 mil pessoas.  

O porta-voz do Conselho de Ministros, e também vice-ministro da Saúde, atualizou o balanço da epidemia de cólera, que já matou 50 pessoas e infetou mais de seis mil nas províncias de Nampula, e Niassa, no norte do país, e também em Tete, Zambézia e Sofala, centro.

Este novo período de cheias sucede a um outro desastre ocorrido em janeiro, quando as inundações provocaram mais de 150 mortos, a maioria na Zambézia, e afetaram mais de 200 mil pessoas, alagando campos agrícolas e destruindo infraestruturas vitais como estradas, pontes e rede elétrica.

Moçambique é ciclicamente atingido por cheias, devido à localização a montante da maioria das bacias hidrográficas da África Austral. As enxurradas, que têm provocado mortes e perdas materiais, também dão lugar a surtos de cólera, devido ao saneamento deficiente.

Lusa

  • Bruno de Carvalho suspenso por mais 90 dias

    Desporto

    O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, foi suspenso por 90 dias na sequência de declarações proferidas numa entrevista televisiva em março, anunciou esta terça-feira o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

  • Arquivada queixa do Sporting contra Rui Vitória

    Desporto

    O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) arquivou a queixa do Sporting contra o treinador do Benfica, Rui Vitória, por alegada coação do árbitro Artur Soares Dias, foi esta terça-feira anunciado.

  • Viajar a 110 km/h agarrado ao para-brisas de um comboio

    Mundo

    Um homem de 23 anos foi detido por viajar preso a um comboio - mais concretamente ao limpa para-brisas -, que atinge velocidades perto dos 110 quilómetros por hora, numa viagem entre as estações de Leederville e Glendalough, na Austrália.

  • Rapper quer provar que a terra é plana

    Mundo

    O rapper B.o.B. lançou uma campanha na plataforma GoFundMe para enviar satélites que possam comprovar que a Terra é redonda e azul. No ano passado, o norte-americano defendeu nas redes sociais que o planeta é plano.