sicnot

Perfil

Mundo

Congressista norte-americano conhecido por 'Downton Abbey' demite-se

Um congressista republicano, alvo de críticas por redesenhar o seu escritório ao estilo da série "Downton Abbey", renunciou esta terça-feira abruptamente ao cargo, perante questões sobre esbanjamento de recursos públicos, noticia a Efe citando o jornal digital Politico.

Aaron Schock, de 33 anos, tinha sido considerado uma estrela em ascensão no Partido Republicano, mas renunciou após novas notícias, que o acusam de ter requerido dezenas de milhares de dólares em reembolsos de quilometragem. (Arquivo)

Aaron Schock, de 33 anos, tinha sido considerado uma estrela em ascensão no Partido Republicano, mas renunciou após novas notícias, que o acusam de ter requerido dezenas de milhares de dólares em reembolsos de quilometragem. (Arquivo)

© Amit Dave / Reuters

Aaron Schock, de 33 anos, tinha sido considerado uma estrela em ascensão no Partido Republicano, mas renunciou após novas notícias, que o acusam de ter requerido dezenas de milhares de dólares em reembolsos de quilometragem.

Schock já estava debaixo de fogo por ter gastado milhares de dólares do orçamento do seu gabinete numa renovação do seu escritório no Congresso, de modo a fazê-lo lembrar a série de televisão britânica "Downton Abbey", muito popular nos Estados Unidos.

"As perguntas constantes nas últimas seis semanas causaram uma grande distração, tornando muito difícil para mim servir a população do Distrito 18 com os altos padrões que eles merecem e que estabeleci para mim mesmo", declarou Aaron Schock.

De acordo com uma investigação do Politico, citada pela Efe, Schock solicitou o reembolso do equivalente a 277.644 quilómetros percorridos no seu veículo desportivo pessoal entre janeiro de 2010 e julho de 2014, embora tenha assinado documentos em como fez menos de metade dessa distância.

O congressista, que deixa o cargo a 31 de março, reembolsou o governo em 40 mil dólares (cerca de 37.730 euros) no mês passado.

O senador democrata Dick Durbin mostrou-se espantado com a renúncia súbita do seu colega de Illinois, mas adiantou que a sua resignação "sugere que muitas das acusações têm substância".

Segundo a Efe, o Escritório de Ética Congressional (Office of Congressional Ethics) terá aberto uma investigação a Schock o mês passado. 
Lusa
  • O dia que roubou dezenas de vidas em Pedrógrão Grande
    3:47
  • Morreu Miguel Beleza

    País

    Miguel Beleza, economista e antigo ministro das Finanças, morreu esta quinta-feira de paragem cardio-respiratória aos 67 anos.

  • "Estamos a ficar sem espaço. Está na hora de explorar outros sistemas solares"

    Mundo

    O físico e cientista britânico Stephen Hawking revelou alguns dos seus desejos para um novo plano de expansão espacial. Hawking está em Trondheim, na Noruega, para participar no Starmus Festival que promove a cultura científica. E foi lá que o físico admitiu que a população mundial está a ficar sem espaço na Terra e que "os únicos lugares disponíveis para irmos estão noutros planetas, noutros universos".

    SIC

  • Não posso usar calções... visto saias

    Mundo

    Perante a proibição de usar calções no emprego, um grupo de motoristas franceses adotou uma nova moda para combater o calor. Os trabalhadores decidiram trocar as calças por saias, visto que a peça de roupa é permitida no uniforme da empresa para a qual trabalham.

  • De refugiada a modelo: a história de Mari Malek

    Mundo

    Mari Malek chegou aos Estados Unidos da América quando era ainda uma criança. Chegada do Sudão do Sul, a menina era uma refugiada à procura de um futuro melhor, num país que não era o seu. Agora, anos depois, Mari Malek é modelo, DJ e atriz, e vive em Nova Iorque. Fundou uma organização sediada no país onde nasceu voltada para as crianças que passam por dificuldade, como também ela passou.