sicnot

Perfil

Mundo

Messenger do Facebook vai permitir enviar dinheiro

A aplicação Messenger, do Facebook, já não serve, somente, para enviar "smiles", fotos e texto. Segundo o The New York Times, o serviço de mensagens instantâneas vai poder ser usado para enviar dinheiro.

© Dado Ruvic / Reuters

A rede social Facebook anunciou, esta terça-feira, que os utilizadores norte-americanos da aplicação Messenger vão poder, através dos cartões de débito, transferir dinheiro tão facilmente como enviar uma mensagem ou texto.

Devido à dimensão do Facebook, a introdução desta nova funcionalidade - que foi antecipada por Wall Street - pode causar tremores no mercado emergente que permite enviar dinheiro.

O WeChat (que é, essencialmente, o Facebook da China) e outros serviços de comunicação baseados na Ásia, como o Alipay, permitem aos centenas de milhares de utilizadores mandarem dinheiro por mensagens instantâneas. No entanto, a tecnologia só está a começar a aparecer agora nos Estados Unidos.

A empresa da aplicação do Messenger é uma das maiores do Mundo, com mais de 500 milhões de utilizadores por mês.

Com este serviço, o Facebook quer simplificar o processo tanto quanto possível, de acordo com Steve Davis, gerente de produtos que está à frente do projeto. "Sabemos que as conversas sobre dinheiro estão sempre a acontecer", afirmou numa entrevista. "Mas a maior parte começam num sítio e terminam noutro".

O Facebook quer manter o pagamento e a conversa em apenas uma mensagem. Assim, mesmo ao lado do botão de "like" estará um ícone com um dólar. Se um número de cartão de crédito já estiver guardado na aplicação, vai ser possível enviar dinheiro para a pessoa com quem se está a conversar clicando no sinal do dólar para se introduzir, posteriormente, uma quantia. Toda a conversa é guardada para referência futura.

Por usar cartões de débito para assegurar a transferência, o dinheiro move-se relativamente rápido entre as duas contas bancárias o que permite à rede social de Mark Zuckerberg oferecer um serviço grátis e sem quaisquer encargos para os utilizadores.
  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Divulgado vídeo dos bambardeamentos contra o Daesh no Iraque
    0:42
  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.