sicnot

Perfil

Mundo

Mulher, erradamente acusada de matar uma criança, linchada por multidão na África do Sul

Uma mulher zimbabueana, erradamente acusada de matar uma criança, foi linchada por uma multidão em fúria no bairro degradado perto de Pretória, capital da África do Sul, informaram esta terça-feira as autoridades locais.

O incidente, noticiado hoje, aconteceu na sexta-feira, após dias de tensão no bairro de Laudium, em resultado da morte de um rapaz de oito anos. (Arquivo)

O incidente, noticiado hoje, aconteceu na sexta-feira, após dias de tensão no bairro de Laudium, em resultado da morte de um rapaz de oito anos. (Arquivo)

© Adrees Latif / Reuters

A mulher foi queimada viva, enquanto um homem, também de origem zimbabueana, conseguiu escapar, depois da intervenção da polícia.

O incidente, noticiado hoje, aconteceu na sexta-feira, após dias de tensão no bairro de Laudium, em resultado da morte de um rapaz de oito anos.

Apesar de o rapaz ter morrido eletrocutado, os habitantes locais acusaram o casal de zimbabueanos de bruxaria e cerca de 500 pessoas perseguiram-nos para os lincharem.

"A mulher morreu depois de ser queimada viva por uma multidão, o homem foi salvo pela polícia e levado para o hospital, de onde teve alta na segunda-feira à noite", disse à agência francesa AFP o porta-voz da polícia local, Katlego Mogale.

Três pessoas foram detidas no âmbito da investigação ao assassínio da mulher, mas são apenas acusadas de violência pública, porque "é preciso mais informação" para as acusar de linchamento, reconheceu o porta-voz policial.

Reforços policiais foram enviados para a zona, depois de outra multidão em fúria ter atacado a esquadra da polícia local, no domingo à noite, exigindo a libertação dos três detidos.
Lusa
  • Confirmados dois novos casos de legionella

    Legionella

    Dois novos casos de legionella foram esta quarta-feira confirmados. A informação foi avançada em comunicado pela Direção-Geral da Saúde. Tratam-se de duas pessoas com mais de 80 anos, internadas no Hospital São Francisco Xavier e no Egas Moniz, ambas em situação clínica estável.

  • Quem é o novo Presidente do Zimbabué?
    2:15

    Mundo

    Emmerson Mnangagwa é o sucessor de Robert Mugabe que regressou esta quarta-feira da África do Sul, onde estava refugiado. No primeiro discurso, o Presidente do Zimbabué falou de uma nova democracia no país. Mnangagwa, conhecido como crocodilo, é suspeito de atrocidades na guerra civil pós-independência. 

  • Diminuem as hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino
    3:09

    Mundo

    As hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino, desaparecido há 8 dias, começaram a diminuir, uma vez que o chamado "tempo de segurança" já foi ultrapassado. A Marinha portuguesa está a acompanhar o caso do submarino que está desaparecido há oito dias. As hipóteses de salvar os tripulantes vão diminuindo.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • O que aprendemos com secas anteriores?
    32:50