sicnot

Perfil

Mundo

Mulher, erradamente acusada de matar uma criança, linchada por multidão na África do Sul

Uma mulher zimbabueana, erradamente acusada de matar uma criança, foi linchada por uma multidão em fúria no bairro degradado perto de Pretória, capital da África do Sul, informaram esta terça-feira as autoridades locais.

O incidente, noticiado hoje, aconteceu na sexta-feira, após dias de tensão no bairro de Laudium, em resultado da morte de um rapaz de oito anos. (Arquivo)

O incidente, noticiado hoje, aconteceu na sexta-feira, após dias de tensão no bairro de Laudium, em resultado da morte de um rapaz de oito anos. (Arquivo)

© Adrees Latif / Reuters

A mulher foi queimada viva, enquanto um homem, também de origem zimbabueana, conseguiu escapar, depois da intervenção da polícia.

O incidente, noticiado hoje, aconteceu na sexta-feira, após dias de tensão no bairro de Laudium, em resultado da morte de um rapaz de oito anos.

Apesar de o rapaz ter morrido eletrocutado, os habitantes locais acusaram o casal de zimbabueanos de bruxaria e cerca de 500 pessoas perseguiram-nos para os lincharem.

"A mulher morreu depois de ser queimada viva por uma multidão, o homem foi salvo pela polícia e levado para o hospital, de onde teve alta na segunda-feira à noite", disse à agência francesa AFP o porta-voz da polícia local, Katlego Mogale.

Três pessoas foram detidas no âmbito da investigação ao assassínio da mulher, mas são apenas acusadas de violência pública, porque "é preciso mais informação" para as acusar de linchamento, reconheceu o porta-voz policial.

Reforços policiais foram enviados para a zona, depois de outra multidão em fúria ter atacado a esquadra da polícia local, no domingo à noite, exigindo a libertação dos três detidos.
Lusa
  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.