sicnot

Perfil

Mundo

Apresentador alemão confessa ter manipulado vídeo de Varoufakis a fazer gesto obsceno

Um apresentador de televisão alemão confessou esta quarta-feira ter manipulado um vídeo polémico em que aparece o ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, a fazer um gesto obsceno contra a Alemanha, emitido durante um programa de grande audiência.

O vídeo, depois de manipulado, foi divulgado domingo à noite no programa de debate político de grande audiência na Alemanha, onde participava o ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, que disse imediatamente que aquelas imagens eram falsas. (Arquivo)

O vídeo, depois de manipulado, foi divulgado domingo à noite no programa de debate político de grande audiência na Alemanha, onde participava o ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, que disse imediatamente que aquelas imagens eram falsas. (Arquivo)

ANDREA BUTTI / Lusa

Jan Bohmermann, apresentador de um programa satírico da televisão pública alemã, explicou hoje, num vídeo divulgado no sítio na Internet do seu programa, a origem da manipulação e como a fez.

"Respirem profundamente, não caiam da vossa cadeira, têm de ter coragem", anuncia o apresentador.

Segundo o apresentador, o vídeo foi feito na Croácia em 2013, durante o festival de Zagreb, e o gesto obsceno foi inserido o mês passado pela sua equipa.

O vídeo, depois de manipulado, foi divulgado domingo à noite no programa de debate político de grande audiência na Alemanha, onde participava o ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, que disse imediatamente que aquelas imagens eram falsas.

A produção do programa de debate político emitiu um comunicado a atestar a veracidade do vídeo e que não tinha sido encontrado nenhum sinal de manipulação com base em "vários especialistas".

Jan Bohmermann já pediu desculpa ao ministro das Finanças grego.
Lusa
  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC