sicnot

Perfil

Mundo

Apresentador alemão confessa ter manipulado vídeo de Varoufakis a fazer gesto obsceno

Um apresentador de televisão alemão confessou esta quarta-feira ter manipulado um vídeo polémico em que aparece o ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, a fazer um gesto obsceno contra a Alemanha, emitido durante um programa de grande audiência.

O vídeo, depois de manipulado, foi divulgado domingo à noite no programa de debate político de grande audiência na Alemanha, onde participava o ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, que disse imediatamente que aquelas imagens eram falsas. (Arquivo)

O vídeo, depois de manipulado, foi divulgado domingo à noite no programa de debate político de grande audiência na Alemanha, onde participava o ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, que disse imediatamente que aquelas imagens eram falsas. (Arquivo)

ANDREA BUTTI / Lusa

Jan Bohmermann, apresentador de um programa satírico da televisão pública alemã, explicou hoje, num vídeo divulgado no sítio na Internet do seu programa, a origem da manipulação e como a fez.

"Respirem profundamente, não caiam da vossa cadeira, têm de ter coragem", anuncia o apresentador.

Segundo o apresentador, o vídeo foi feito na Croácia em 2013, durante o festival de Zagreb, e o gesto obsceno foi inserido o mês passado pela sua equipa.

O vídeo, depois de manipulado, foi divulgado domingo à noite no programa de debate político de grande audiência na Alemanha, onde participava o ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, que disse imediatamente que aquelas imagens eram falsas.

A produção do programa de debate político emitiu um comunicado a atestar a veracidade do vídeo e que não tinha sido encontrado nenhum sinal de manipulação com base em "vários especialistas".

Jan Bohmermann já pediu desculpa ao ministro das Finanças grego.
Lusa
  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22