sicnot

Perfil

Mundo

Netanyahu com clara liderança nas legislativas, após apurados 96% dos votos

© Amir Cohen / Reuters

De acordo com a rádio pública israelita, citada pela AFP, o partido Likud, de Netanyahu, levava um avanço de cinco lugares no parlamento em relação ao seu principal rival, a lista de centro-esquerda União Sionista, do trabalhista Isaac Herzog.

O Likud obtinha 29 dos 120 assentos do parlamento, contra 24 lugares alcançados pela União Sionista, informou a rádio pública com base nos resultados preliminares.

Em percentagem de voto, a comissão eleitoral anunciou que o Likud tinha alcançado um pouco mais de 23% e a União Sionista um pouco menos de 19%.

Contrariando as previsões antes da eleição, Netanyahu, que reivindicou a vitória na terça-feira à noite, parece em boa posição para formar o próximo governo e obter o terceiro mandato consecutivo, ou quarto mandato incluindo o período 1996-1999.

"Contra todas as probabilidades, assinámos uma grande vitória para o campo nacional liderado pelo Likud", afirmou perante os seus apoiantes em Telavive. Agora, "temos de construir um governo forte e estável", acrescentou.

"Tudo está aberto", disse Herzog, ao mesmo tempo em frente aos seus seguidores, também em Telavive. "Vou fazer tudo o possível para construir um verdadeiro governo social em Israel", afirmou.



Lusa


  • Seca contribui para a redução de nutrientes no mar e está a afetar a pesca
    2:11
  • Francisco George toma posse como presidente da Cruz Vermelha Portuguesa

    País

    O ex-diretor-geral da Saúde, Francisco George toma hoje posse como presidente da Cruz Vermelha Portuguesa. Em entrevista à Lusa, manifestou a intenção de criar uma unidade para abastecimento de água potável e redução dos problemas de saneamento em catástrofes como os incêndios deste verão. Além disso, em nome da transparência, vai tornar públicas as contas do organização, incluindo os donativos.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44