sicnot

Perfil

Mundo

Netanyahu com clara liderança nas legislativas, após apurados 96% dos votos

© Amir Cohen / Reuters

De acordo com a rádio pública israelita, citada pela AFP, o partido Likud, de Netanyahu, levava um avanço de cinco lugares no parlamento em relação ao seu principal rival, a lista de centro-esquerda União Sionista, do trabalhista Isaac Herzog.

O Likud obtinha 29 dos 120 assentos do parlamento, contra 24 lugares alcançados pela União Sionista, informou a rádio pública com base nos resultados preliminares.

Em percentagem de voto, a comissão eleitoral anunciou que o Likud tinha alcançado um pouco mais de 23% e a União Sionista um pouco menos de 19%.

Contrariando as previsões antes da eleição, Netanyahu, que reivindicou a vitória na terça-feira à noite, parece em boa posição para formar o próximo governo e obter o terceiro mandato consecutivo, ou quarto mandato incluindo o período 1996-1999.

"Contra todas as probabilidades, assinámos uma grande vitória para o campo nacional liderado pelo Likud", afirmou perante os seus apoiantes em Telavive. Agora, "temos de construir um governo forte e estável", acrescentou.

"Tudo está aberto", disse Herzog, ao mesmo tempo em frente aos seus seguidores, também em Telavive. "Vou fazer tudo o possível para construir um verdadeiro governo social em Israel", afirmou.



Lusa


  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.