sicnot

Perfil

Mundo

Netanyahu com clara liderança nas legislativas, após apurados 96% dos votos

© Amir Cohen / Reuters

De acordo com a rádio pública israelita, citada pela AFP, o partido Likud, de Netanyahu, levava um avanço de cinco lugares no parlamento em relação ao seu principal rival, a lista de centro-esquerda União Sionista, do trabalhista Isaac Herzog.

O Likud obtinha 29 dos 120 assentos do parlamento, contra 24 lugares alcançados pela União Sionista, informou a rádio pública com base nos resultados preliminares.

Em percentagem de voto, a comissão eleitoral anunciou que o Likud tinha alcançado um pouco mais de 23% e a União Sionista um pouco menos de 19%.

Contrariando as previsões antes da eleição, Netanyahu, que reivindicou a vitória na terça-feira à noite, parece em boa posição para formar o próximo governo e obter o terceiro mandato consecutivo, ou quarto mandato incluindo o período 1996-1999.

"Contra todas as probabilidades, assinámos uma grande vitória para o campo nacional liderado pelo Likud", afirmou perante os seus apoiantes em Telavive. Agora, "temos de construir um governo forte e estável", acrescentou.

"Tudo está aberto", disse Herzog, ao mesmo tempo em frente aos seus seguidores, também em Telavive. "Vou fazer tudo o possível para construir um verdadeiro governo social em Israel", afirmou.



Lusa


  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.