sicnot

Perfil

Mundo

O mês passado foi o segundo fevereiro mais quente desde 1880

O mês passado foi o segundo fevereiro mais quente na história moderna, segundo um relatório divulgado hoje pelo governo dos EUA, com as medições da temperatura média mensal global da terra e do mar.

© Beawiharta Beawiharta / Reute

A temperatura média global registada em fevereiro nas superfícies terrestres e oceânicas excedeu a média do século XX em 0,82 graus Celsius, quantificaram os cientistas da agência norte-americana para a Atmosfera e os Oceanos (NOAA, na sigla em Inglês). 

"Este foi o segundo valor mais alto no período 1880-2015. A temperatura mais elevada foi registada em 1998, com 0,86 graus Celsius acima da média", pormenorizaram. 

No período de dezembro a fevereiro, as temperaturas médias do planeta em 2014 foram as mais elevadas desde que começaram a ser registadas, em 1880. 

O documento da NOAA é divulgado após ser conhecido que 2014 foi o ano mais quente dos tempos modernos, subsequentes à revolução industrial, e quando aumentam as preocupações com as consequências do aquecimento global provocado pela queima dos combustíveis fósseis. 

Lusa
  • "Estou a ficar sem água, vai ser um trabalho inglório"
    1:06

    País

    A SIC teve acesso a comunicações entre operacionais que estavam no terreno a combater os incêndios no distrito de Viseu. Nestes registos áudio, é percetível a falta de meios no terreno ou até mesmo estradas que não foram cortadas porque não havia elementos da GNR disponíveis.

  • "Quem está no Governo tem sérias responsabilidades"
    1:07

    Opinião

    Pacheco Pereira aponta falhas do Estado, dos bombeiros e da Proteção Civil como causa dos incêndios que assolaram o país no passado domingo. O comentador da SIC considera que o Governo tem responsabilidade perante o que aconteceu.

  • Um retrato devastador do "pior dia do ano"
    2:47