sicnot

Perfil

Mundo

Sismo de magnitude 6.3 abala região sul do Chile

Um sismo de 6,3 graus de magnitude na escala aberta de Richter foi sentido esta quarta-feira nas regiões do sul do Chile de O'Higgins, Maule, Bio Bio e La Araucania, onde estão cerca de 40 cidades e localidades.

O Centro Sismológico Nacional da Universidade do Chile indicou que o fenómeno telúrico foi sentido às 15:27 locais (18:27 de Lisboa) e se situou a 119 quilómetros a oeste de Cobquecura, a 413 quilómetros a sul de Santiago e a 22,2 quilómetros de profundidade. (Arquivo)

O Centro Sismológico Nacional da Universidade do Chile indicou que o fenómeno telúrico foi sentido às 15:27 locais (18:27 de Lisboa) e se situou a 119 quilómetros a oeste de Cobquecura, a 413 quilómetros a sul de Santiago e a 22,2 quilómetros de profundidade. (Arquivo)

© Ivan Alvarado / Reuters

Os primeiros relatos do abalo, que ocorreu no Oceano Pacífico, não dão conta de vítimas nem de estragos materiais. 

O Centro Sismológico Nacional da Universidade do Chile indicou que o fenómeno telúrico foi sentido às 15:27 locais (18:27 de Lisboa) e se situou a 119 quilómetros a oeste de Cobquecura, a 413 quilómetros a sul de Santiago e a 22,2 quilómetros de profundidade.

O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Armada afastou a possibilidade de o tremor de terra causar um maremoto que afete as costas chilenas. 

Por seu turno, o Serviço Nacional de Emergência, que depende do Ministério da Interior, indicou que o sismo flutuou entre os cinco e os três graus da escala internacional de Mercalli, que vai de um a 12.

Um sismo com uma magnitude entre 6,0 e 6,9 como este é considerado "forte".

A escala de Richter tem uma escala logarítmica, em que cada aumento de número inteiro -- de cinco para seis, por exemplo - representa a decuplicação da amplitude e, em termos de energia, a libertação de uma quantidade 31 vezes superior ao do número inteiro anterior.  
Lusa
  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.