sicnot

Perfil

Mundo

Sismo de magnitude 6.3 abala região sul do Chile

Um sismo de 6,3 graus de magnitude na escala aberta de Richter foi sentido esta quarta-feira nas regiões do sul do Chile de O'Higgins, Maule, Bio Bio e La Araucania, onde estão cerca de 40 cidades e localidades.

O Centro Sismológico Nacional da Universidade do Chile indicou que o fenómeno telúrico foi sentido às 15:27 locais (18:27 de Lisboa) e se situou a 119 quilómetros a oeste de Cobquecura, a 413 quilómetros a sul de Santiago e a 22,2 quilómetros de profundidade. (Arquivo)

O Centro Sismológico Nacional da Universidade do Chile indicou que o fenómeno telúrico foi sentido às 15:27 locais (18:27 de Lisboa) e se situou a 119 quilómetros a oeste de Cobquecura, a 413 quilómetros a sul de Santiago e a 22,2 quilómetros de profundidade. (Arquivo)

© Ivan Alvarado / Reuters

Os primeiros relatos do abalo, que ocorreu no Oceano Pacífico, não dão conta de vítimas nem de estragos materiais. 

O Centro Sismológico Nacional da Universidade do Chile indicou que o fenómeno telúrico foi sentido às 15:27 locais (18:27 de Lisboa) e se situou a 119 quilómetros a oeste de Cobquecura, a 413 quilómetros a sul de Santiago e a 22,2 quilómetros de profundidade.

O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Armada afastou a possibilidade de o tremor de terra causar um maremoto que afete as costas chilenas. 

Por seu turno, o Serviço Nacional de Emergência, que depende do Ministério da Interior, indicou que o sismo flutuou entre os cinco e os três graus da escala internacional de Mercalli, que vai de um a 12.

Um sismo com uma magnitude entre 6,0 e 6,9 como este é considerado "forte".

A escala de Richter tem uma escala logarítmica, em que cada aumento de número inteiro -- de cinco para seis, por exemplo - representa a decuplicação da amplitude e, em termos de energia, a libertação de uma quantidade 31 vezes superior ao do número inteiro anterior.  
Lusa
  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.