sicnot

Perfil

Mundo

Turistas alemães pagam a sua parte da dívida à Grécia por danos da II Guerra Mundial

Um casal de turistas alemães recebeu esta quarta-feira as honras da imprensa grega depois de depositar numa prefeitura de Peloponense um cheque de 857 euros referente à "sua" parte da dívida alemã de guerra com a Grécia.

As autoridades da Grécia, país que tem uma dívida externa de 175% do seu Produto Interno Bruto, têm reclamado que a Alemanha nunca pagou as reparações de guerra e nem o empréstimo forçado em 1942. (Arquivo)

As autoridades da Grécia, país que tem uma dívida externa de 175% do seu Produto Interno Bruto, têm reclamado que a Alemanha nunca pagou as reparações de guerra e nem o empréstimo forçado em 1942. (Arquivo)

© Yannis Behrakis / Reuters

"Eles vieram ao meu escritório ontem (terça-feira) de manhã para dizer que queriam compensar a atitude do seu Governo, que tinham feito o cálculo da dívida dos alemães para o empréstimo imposto à Grécia durante a Segunda Guerra Mundial", afirmou o prefeito de Náuplia, Nafplion Dimitris Kotsouros.

O autarca disse que os dois alemães calcularam a dívida em 875 dólares.

"O casal escolheu Náuplia simbolicamente, por ter sido a primeira capital da Grécia, no século XIX", disse o prefeito, acrescentando que o dinheiro foi para uma associação de ajuda comunitária a pessoas necessitadas.

As autoridades da Grécia, país que tem uma dívida externa de 175% do seu Produto Interno Bruto, têm reclamado que a Alemanha nunca pagou as reparações de guerra e nem o empréstimo forçado em 1942.

O montante de reparações reclamadas pelos gregos é de 162 milhares de milhões de euros, mais ou menos metade da dívida do país, segundo os dados que circulam em Atenas.

O empréstimo forçado durante a ocupação Nazi foi de 11 mil milhões de euros.
Lusa
  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.