sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 17 mortos em duplo atentado na cidade síria de Al Hasaka

Pelo menos 17 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas, esta sexta-feira, num duplo atentado contra uma concentração de curdos na cidade síria de Al Hasaka, quando celebravam a festa de Noruz, disse à Efe um porta-voz militar curdo sírio.

Em declarações através da Internet, o porta-voz da Unidade de Proteção do Povo (milícias curdas sírias), Ridor Jalil, sublinhou que entre as vítimas há menores e mulheres. (Arquivo)

Em declarações através da Internet, o porta-voz da Unidade de Proteção do Povo (milícias curdas sírias), Ridor Jalil, sublinhou que entre as vítimas há menores e mulheres. (Arquivo)

© Omar Sanadiki / Reuters

Em declarações através da Internet, o porta-voz da Unidade de Proteção do Povo (milícias curdas sírias), Ridor Jalil, sublinhou que entre as vítimas há menores e mulheres.

Jalil acrescentou que as investigações já se iniciaram e indicam que um carro bomba explodiu no meio da multidão que celebrava Noruz (chegada da primavera), desconhecendo-se se havia alguém a bordo.

De seguida, explodiu outro engenho no mesmo sítio, adiantou Jalil, que no início tinha falado de dois terroristas suicidas que se deslocavam em bicicletas bomba.

O Observatório dos Direitos Humanos Sírio acrescentou que há 100 vítimas, entre mortos e feridos.

Segundo a versão da Organização Não-Governamental (ONG), um suicida pertencente ao grupo terrorista Estado Islâmico fez-se explodir com uma bomba que transportava no meio de um grupo de pessoas do bairro de Al Mufti, em Al Hasaka.

A segunda explosão deu-se noutra zona, adiantou o Observatório.

O Noruz é uma festa de tradição zoroástrica em que os curdos comemoram a chegada do solstício da primavera, e que no Irão marca o início do ano.

Estima-se que os curdos representem 9% dos habitantes na Síria e vivam na região de Al Yazira, em Al Hasaka, e nos enclaves de Afrin e Kobani, em Alepo
Lusa
  • Assalto à base militar de Tancos
    0:42

    País

    Cerca de uma centena de granadas e várias munições foram roubadas dos paióis da base militar de Tancos. A Polícia Judiciária Militar já está a investigar.

  • Detido antigo diretor regional do BES na Madeira

    Queda do BES

    Foi detido o antigo diretor do Banco Espírito Santo da Madeira, no âmbito do chamado processo ao Universo GES. João Alexandre Silva tinha sido também o representante do BES na Venezuela, onde a instituição portuguesa abriu várias agências em diversas cidades e tinha cerca de 7600 clientes domiciliados.

    Notícia SIC

  • Couves, arroz integral e bróculos biológicos com pesticidas sintéticos
    2:29
  • ASAE apreende leite com água oxigenada para fabrico de queijo

    Economia

    A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu leite com água oxigenada, destinado ao fabrico de queijo. As investigações decorreram nos últimos dois meses e foram dirigidas a vários produtores de leite. As investigações iniciaram-se com a deteção de uma viatura para transporte do leite sem qualquer sistema de refrigeração.

  • Porto Design Factory: um lava-louças com tecnologia ultrassom e muitas outras coisas
    1:45
  • Jovens participam na maior competição nacional de aplicações
    2:10

    País

    O presente e o futuro passam cada vez mais pelas novas tecnologias, sobretudo as aplicações. Alunos de cerca de 100 escolas estão a participar na terceira edição da Apps For Good, a maior competição nacional de aplicações desenvolvidas por jovens, que decorre em Matosinhos.

  • O iPhone faz 10 anos
    2:01