sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 17 mortos em duplo atentado na cidade síria de Al Hasaka

Pelo menos 17 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas, esta sexta-feira, num duplo atentado contra uma concentração de curdos na cidade síria de Al Hasaka, quando celebravam a festa de Noruz, disse à Efe um porta-voz militar curdo sírio.

Em declarações através da Internet, o porta-voz da Unidade de Proteção do Povo (milícias curdas sírias), Ridor Jalil, sublinhou que entre as vítimas há menores e mulheres. (Arquivo)

Em declarações através da Internet, o porta-voz da Unidade de Proteção do Povo (milícias curdas sírias), Ridor Jalil, sublinhou que entre as vítimas há menores e mulheres. (Arquivo)

© Omar Sanadiki / Reuters

Em declarações através da Internet, o porta-voz da Unidade de Proteção do Povo (milícias curdas sírias), Ridor Jalil, sublinhou que entre as vítimas há menores e mulheres.

Jalil acrescentou que as investigações já se iniciaram e indicam que um carro bomba explodiu no meio da multidão que celebrava Noruz (chegada da primavera), desconhecendo-se se havia alguém a bordo.

De seguida, explodiu outro engenho no mesmo sítio, adiantou Jalil, que no início tinha falado de dois terroristas suicidas que se deslocavam em bicicletas bomba.

O Observatório dos Direitos Humanos Sírio acrescentou que há 100 vítimas, entre mortos e feridos.

Segundo a versão da Organização Não-Governamental (ONG), um suicida pertencente ao grupo terrorista Estado Islâmico fez-se explodir com uma bomba que transportava no meio de um grupo de pessoas do bairro de Al Mufti, em Al Hasaka.

A segunda explosão deu-se noutra zona, adiantou o Observatório.

O Noruz é uma festa de tradição zoroástrica em que os curdos comemoram a chegada do solstício da primavera, e que no Irão marca o início do ano.

Estima-se que os curdos representem 9% dos habitantes na Síria e vivam na região de Al Yazira, em Al Hasaka, e nos enclaves de Afrin e Kobani, em Alepo
Lusa
  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.