sicnot

Perfil

Mundo

Portuguesa raptada em Maputo

Uma portuguesa de 19 anos foi raptada hoje no centro de Maputo, avançou a televisão privada STV. De acordo com a agência Lusa, o Consulado Geral de Portugal em Maputo confirmou que se trata de cidadã portuguesa e moçambicana, acrescentando que já está a ser prestado apoio à família.

(Reuters)

(Reuters)

© Mike Hutchings / Reuters

Segundo a STV, o crime ocorreu hoje de manhã, no centro de Maputo, após a simulação de um acidente e envolveu troca de tiros entre a segurança privada da mulher, filha de um comerciante na capital moçambicana, e os raptores. 

O porta-voz da Polícia da República de Moçambique em Maputo disse à Lusa não ter informações sobre o caso, remetendo esclarecimentos para mais tarde.

Este é o terceiro rapto envolvendo cidadãos portugueses em Maputo desde o início do ano.

Na primeira semana de fevereiro, um homem foi levado numa das artérias mais movimentadas da capital e, dois dias mais tarde, uma mulher foi raptada na avenida onde se situa a Presidência da República.

Os raptos destes dois cidadãos portugueses juntaram-se ao de um empresário moçambicano, que na mesma semana foi também levado por desconhecidos armados.  

O novo Governo moçambicano, empossado em janeiro, declarou o combate à criminalidade organizada como uma das suas prioridades e vários quadros de chefia de forças policiais foram substituídos este mês, incluindo o diretor da Polícia de Investigação Criminal.

As autoridades policiais enfrentam uma pressão crescente da opinião pública, agravada no início de março pelo assassínio a tiro do constitucionalista Gilles Cistac, no centro da capital, num crime que assumiu contornos políticos.


Com Lusa
  • "Só numa ditadura é possível tentar esconder o número de vítimas"
    0:51

    Tragédia em Pedrógão Grande

    O primeiro-ministro diz que é "lamentável" a tentativa de aproveitamento político à volta dos incêndios. António Costa esteve esta quarta-feira à tarde na Autoridade Nacional de Proteção Civil e, no final do briefing, disse que é preciso confiança nas instituições do Estado. O primeiro-ministro deixou ainda muitas críticas à oposição no caso da lista de vítimas de Pedrógão Grande.

  • E os 10 mais ricos de Portugal são...

    Economia

    A família Amorim lidera a lista dos mais ricos do país, com uma fortuna avaliada em 3840 milhões de euros. Em segundo lugar surge Alexandre Soares dos Santos com 2532 milhões de euros. A família Guimarães de Mello ainda entra para o top 3, com um valor de 1471 milhões de euros. A lista foi elaborada pela revista EXAME, que conclui que os ricos estão ainda mais ricos, pela quarta vez consecutiva.

    Bárbara Ferreira

  • "Estou grávida! Estou a morrer!"
    1:14

    Crise Migratória na Europa

    Mais de 160 pessoas foram resgatadas de uma embarcação de borracha que estava à deriva junto à zona costeira da Líbia. As imagens do resgate são de aflição, lágrimas e gritos. "Estou grávida! Estou a morrer!", disse uma das mulheres que conseguiu salvar-se. Foram ainda encontrados 13 cadáveres no fundo do barco, entre eles mães e mulheres grávidas. As imagens podem chocar as pessoas mais sensíveis.

  • Mulher vive sozinha numa ilha há 40 anos

    Mundo

    Zoe Lucas é a única pessoa a viver numa ilha canadiana, no norte do Atlântico. Nas últimas quatro décadas, a mulher de 67 tem partilhado a ilha Sable com cerca de 400 cavalos selvagens e 350 espécies de pássaros.